É disto que o meu povo gosta
"É disto que o país precisa", disse Sócrates ao anunciar mais 5400 camas no Algarve.
JP 29.07.07
Entretanto o povo está descontente com as 549 camas previstas para o novo Hospital Central do Algarve.link
Queria mais.
Se possível o dobro.
Para o record. Para o guiness.
JP 29.07.07
Entretanto o povo está descontente com as 549 camas previstas para o novo Hospital Central do Algarve.link
Queria mais.
Se possível o dobro.
Para o record. Para o guiness.
saudepe
8 Comments:
Caro Saude EPE
Estive lá e não foi dito nada disso, foi apresentado um trabalho sério e escorreito para o Perfil e Dimensionamento do Hospital Central do Algarve, Sócrates não falou em 5400 camas, o trabalho foi apresentado pelo Grupo de Trabalho. O Governo anunciou a construção do novo Hospital em parceria para a construção e gestão pública, na forma da EPE.
Só por desconhecimento se pode criticar a construção de Hospital Central para o Algarve que dará autosuficiência à região, o Hospital não terá transplantes, queimados e cardiotorácica.
O que é de estranhar é que se critique o Governo Sócrates de andar a fechar serviços e agora se critique a construção de uma infra-estrutura que qualifica o Algarve, região que vive um bom momento, na criação de emprego, 10 novos hoteis, 8 de cinco estrelas, 1 de seis estrelas, 1,5 mil milhões de euros, com capacidade de gerar 6000 postos de trabalho directos, e incluindo um total de 5400 camas até 2010.
De facto é disto que o país precisa, que o Estado acompanhe o investimento privado que cria emprego e mais valor, que qualifique o Algarve com uma nova estrutura de saúde de grande complexidade que possa ser Âncora para outros investimentos privados no sector da saúde, Turismo de Saúde.
E o projecto Vilamoura XXI?
Parece-me que o Pulido não percebeu nada do comentário do Saudepe.
Ou estou eu errado?
Caro Pulido não leu as declarações do nosso primeiro ministro, certamente.
E também parece não ter entendido patavina do comentário do saudepe.
1.º Não confundir o Povo com a informação publicada;
2.º Não necessito de ler as declarações do primeiro-ministro, estive presente e não disse nada do que o JP citou;
3.º Leitor recente do Saúde SA esperava que alguns dos comentadores mais frequentes comentássem o facto do Hospital Central do Algarve ser um PPP para a estrutura e não incluir a gestão, tendo o MS optado por reclassificar o actual Hospital de Faro em central face à sua actual diferenciação e dar-lhe a possibilidade de passar a EPE para preparar a transferência para o novo Hospital;
4.º Para os que duvidam consultem o site da ARS Algarve;
Caro pulido
Neste seu raide por terras algarvias, o primeiro ministro anunciou o empreendimento hoteleiro (+ 5400 camas) e a construção do novo hospital central do Algarve.
De louvar a decisão de CC em retirar a gestão do contrato PPP deste projecto.
O ministro da saúde pretende concessionar, posteriormente, a gestão deste hospital a privados, segundo o modelo dos HHs EPE.
Neste aspecto são escassas as novidades.
Tenho dúvidas, dada as caracteristicas da sua população, que o Algarve precise de um novo hospital desta dimensão.
Para quem realmente conhece as características da população do Algarve (residente, presente, migrações internas e externas, sazonalidade) e a realidade actual da rede hospitalar do Algarve e, em concreto, do Hospital de Faro, sabe que os projectos apresentados para o novo Hospital de Faro e para as actuais instalações estão de acordo com as necessidades da Rgeião. Por outro lado, quem conhece todo o processo também sabe que as soluções apresentadas foram devidamente estudadas e encontram-se tecnicamente fundamentadas. E quem lá esteve a assistir, mesmo os leigos na matéria, também ficou com essa sensação.
Caro Xavier
Fiquei a saber que tem dotes de advinhação ou será próximo de CC, uma vez que lhe terá confiado a sua intenção de em 2012, "... concessionar, posteriormente, a gestão deste hospital a privados, segundo o modelo dos HHs EPE", ou lá no seu íntimo desjará que CC se mantenha como Ministro até 2012.
Como diz o Navegante talvez não conheça assim tão bem a população do Algarve, terá neste momento cerca de 500.000 residentes, é a única região do país a registar um crescimento importante nos últimos 15 anos, com uma taxa de fecundidade de 1.7 e cerca de 5.000 partos ano.
Bastará consultar a apresentação publicada no portal da saúde, para perceber que o Novo Hospital Central do Algarve só terá aquela dimensão, devido a uma previsão de uma forte ambulatorização e a uma arrojada diminuição do número de internamentos, se não seria de maior dimensão. Actualmente o Hospital tem 496 camas e foi recentemente reclassificado como Hospital Central, estando a trabalhar para passar a EPE até ao final do ano.
Enviar um comentário
<< Home