domingo, julho 22

Requalificação das Urgências



No site do DGIES esta disponível um excelente estudo “Recomendações sobre a organização dos espaços do serviço de urgência”, desenvolvido por esta entidade, com a colaboração do dr. António Marques e a Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação das Urgências, o qual constitui um precioso conjunto de recomendações e orientações para o planeamento da estrutura física e funcional dos Serviços de Urgências (SU). link

Ao integrar recentemente um grupo de trabalho, responsável pelo levantamento das condições de funcionamento de um SUMC, tive oportunidade de testar o elevado grau técnico e rigor com que este trabalho foi elaborado.

O planeamento dos SU deve ter em conta: a) afluência de pico e demora média de episódio; b) o nível de SU (SUP, SUMC e SUB), factores que determinam as áreas dos serviços propostas no referido trabalho.
O estudo na 1.ª parte lista as áreas recomendadas para os diversos sectores que integram um SU; na 2.ª parte faz a descrição das áreas recomendadas e na 3.ª parte propõe o fluxograma de encaminhamento de doentes do SU.
As diversas áreas do SU são classificadas: R- Recomendada (a grande maioria); Rf -rede de referenciação, consignadas à rede de referenciação (SUMC- cuidados intensivos, imagiologia, endoscopia) ; D- desejável (SUMC- química seca, descontaminação, privacidade acústica) , O – Obrigatória (único item obrigatório para o SUMC e SUP: heliporto).

Face ao que me foi dado verificar, muitos poucos SU HHs dispõem de estruturas físicas capazes de corresponder ao que é proposto no estudo da DGIES (Em função das recomendações da DGIES, muitos SUP e SUMC da rede nacional carecem de importantes investimentos sob pena de poderem ser despromovidos ou mesmo encerrados).

Nota: Nos termos do despacho n.º 18469/2006, alterado pelo despacho n.º 727/2006, o SUMC deve dispor além de recursos humanos das valências médicas obrigatórias e equipamento mínimo, medicina interna, cirurgia geral, ortopedia, imuno-hemoterapia, anestesiologia, BO (24 horas) imagiologia (radiologia convencional, ecografia simples, TAC), patologia clínica (exames básicos 24 horas), apoio das especialidades de cardiologia, neurologia, oftalmologia, otorrino, urologia (c/diálise) e medicina intensiva (UCI polivalente).

Etiquetas: