sábado, junho 6

USF, a Boa Notícia


A chamada de atenção do António Rodrigues é pertinente. Como já referi no Twitter, link link o estudo "Monitorização da Satisfação dos Utilizadores das USF, Sondagem às primeiras 146 USF", efectuado pelo Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), é um trabalho competente, sério e independente que dá gosto ler. link

Quanto a resultados, relativamente à prestação das USF: Felizmente ainda há Boas Notícias !

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4 Comments:

Blogger Horácio said...

As virtudes dos sub-sistemas, da medicina convencionada e das PPP’s...
“...O coronel – actualmente na reserva –, que controlava o sistema administrativo e financeiro da Assistência na Doença dos Militares do Exército (ADME) é o principal arguido do processo que seguiu agora para acusação pública. Outro militar com a mais alta patente é também suspeito no caso que poderá ter provocado uma burla ao Estado em mais de meio milhão de euros. A investigação, agora concluída pela Polícia Judiciária e que levou à constituição de 20 arguidos, é considerada altamente complexa. O esquema desmontado passava pelo aumento das despesas. Contava assim com a colaboração de várias clínicas, que aumentavam o valor dos tratamentos ou cobravam alguns inexistentes, para que o valor ressarcido fosse maior. Os militares e os seus familiares que beneficiavam da ADME apenas recebiam a parte que lhes competia, sendo a restante dividida pelos militares e civis envolvidos no esquema. A investigação da Judiciária debruçou-se apenas sobre os últimos cinco anos”...
.../...
Mais uma achega para que todos possamos compreender melhor o apetite voraz pelo acesso ao financiamento público na saúde

2:39 da tarde  
Blogger Zé Portuga said...

O curioso é que a 22/05/2009 também foi publicitado pela ACSS um Estudo sobre a Avaliação da Qualidade Apercebida e da Satisfação dos Utentes dos Hospitais, chamado "SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE APERCEBIDA E DA SATISFAÇÃO DO UTENTE NOS HOSPITAIS EPE E SPA 2008" efectuado pelo ISEGI e também está tudo e todos satisfeitíssimos na casa do 75%!!! Logo, por todo o lado corre tudo lindamente. Faz-se um estudo ou outro e os resultados são relativamente equiparáveis. Ou estamos assim tão bem....ou deveríamos reflectir um pouco mais....se calhar não faria mal!

1:01 da tarde  
Blogger tambemquero said...

UTENTES SATISFEITOS com as USF

A grande conclusão do primeiro estudo de satisfação dos utilizadores das unidades de saúde familiar (USF) indica que a avaliação destes é positiva. E em todos os indicadores, embora os recursos humanos sejam os mais elogiados.

No estudo de satisfação que o Centro de Estudos e Investigação em Saúde (CEIS), da Universidade de Coimbra, realizou a pedido da Missão para os Cuidados de Saúde Primários (MCSP), fica demonstrado que 39% dos utentes das USF estão muito satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela unidade em que estão inseridos, 44,5% estão satisfeitos, 13,4% estão pouco satisfeitos e 3,1% não estão nada satisfeitos. Ou seja, 83,5% dos utentes abrangidos por USF estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a mudança trazida pelo novo modelo organizacional.

Estes dados do CEIS foram apresentados no passado dia 3, na USF da Sobreda, em Almada, por António Pedro Ferreira e resultam dos 25 725 questionários enviados para 146 USF, dos quais foram entregues aos utentes 18 962, de que resultaram 12 713 respostas recebidas pelo centro de estudos. Dessas respostas retira-se, segundo Pedro Ferreira, uma satisfação global média nos utentes de 73,2%.
Acima desta média estão indicadores relacionados com a relação e comunicação (76,5%), com os cuidados médicos (74,5%) e com a informação e apoio (73,1%), enquanto os piores níveis de satisfação vão para a organização dos serviços (69,2%) e para a cooperação entre prestadores, «revelando o problema crónico da articulação», disse o investigador.
O estudo, que pode ser consultado na internet no Portal da Saúde, em www.portaldasaude.pt, e na página da MCSP, em www.mcsp.min-saude.pt, aponta as notas mais positivas para os recursos humanos e para o relacionamento com as equipas de saúde, de onde se destaca o tempo dedicado por médicos e enfermeiros aos utentes, com 70,9% de satisfação, a humanidade, com 77,5%, o envolvimento dos doentes, com 78,8%, e a confidencialidade do processo, com 81,8%.
A efectividade e a competência dos cuidados médicos também mereceram bons níveis de satisfação, que rondam os 73% e os 76%, respectivamente.
As piores médias foram mesmo para a acessibilidade e espera (65,8%) — que mediu a facilidade em marcar uma consulta, em falar pelo telefone para a USF e para o médico de família, o tempo que esperou na sala de espera, a rapidez com que os problemas agudos foram resolvidos e a possibilidade de marcação de consultas pela internet — e para os serviços ao domicílio (64,4%).
A satisfação dos utentes também foi verificada quando se lhes perguntou se concordavam em recomendar fortemente a USF aos amigos. Mais de 93% deles disseram que concordavam ou concordavam muito.

«É um resultado extraordinário»

Depois de ouvir a apresentação, Ana Jorge disse que o estudo «é um resultado extraordinário de um acontecimento extraordinário».
Satisfeita, a ministra da Saúde frisou que os números dados a conhecer «fazem sentir que vale a pena todo o esforço, motivação e investimento na aposta na reforma dos cuidados de saúde primários» e reforçou que esta primeira avaliação do impacte da reforma na vida dos cidadãos a fez perceber que esta «segue no sentido certo».
Pedro Ferreira frisou que «está nas mãos destes profissionais não deixar que isto volte atrás», e deixou o alerta: «Este acontecimento extraordinário não pode morrer na praia.»
Depois dos números da satisfação global dos utentes das USF, aguarda-se a apresentação dos resultados de satisfação dos profissionais que serão apresentados amanhã, dia 9, na Secção Regional do Porto da Ordem dos Médicos, anunciou Luís Pisco na cerimónia. .../

Tempo de Medicina 08.06.09

2:39 da tarde  
Blogger Zé Portuga said...

Resta-nos concluir então, que somos EXTRAORDINÁRIOS, que desenvolvemos coisas EXTRAORDINÁRIAS, que os serviços são EXTRAORDINÁRIOS e nós próprios EXTRAORDINÁRIOS. Porque será que os nossos pares Europeus não nos vêem assim??? Porque será que a nossa capacidade de sermos EXTRAORDINÁRIOS, não é assim tão reconhecida lá fora??? Parece-me também que o Rei vai NU e estas eleições já deram o toque à malta do PS, que o seu futuro pode não mais brilhar. O pior, é que os restantes EXTRAORDINÁRIOS dos outros Partidos, também não são melhores. Quem virá tomar conta deste País EXTRAORDINÁRIO?

2:57 da tarde  

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