quinta-feira, dezembro 24

Carta ao Pai Natal


Sei que esta mensagem vai chegar tarde. Decidi, apesar de tudo, enviá-la.

A reforma da organização interna dos hospitais é um objectivo desta legislatura que, segundo a ministra da saúde, avançará já no início de 2010 .
Faço votos para que Ana Jorge tenha tido o bom senso de escolher a equipa de projecto entre a muita (felizmente) gente competente que ama o SNS.

«Em Portugal não faz sentido (PPP da Saúde) ter gestão clínica, porque o contexto da Saúde não é o mesmo que das estradas e há especificidades do Estado que exigem maior atenção à gestão clínica.» Óscar Gaspar ao DE.

Efectivamente, o Estado tem muita dificuldade em acompanhar estes contratos, dada a sua extrema complexidade. O parceiro privado, por sua vez, faz da revisão contratual o objectivo prioritário não só em função da necessidade de o adaptar melhor à realidade em constante mutação, como, essencialmente, em conseguir, por este meio, melhores contrapartidas do seu parceiro de aventura.
Cabe à MS procurar, a curto prazo, a melhor solução para este "molho de brócolos" em defesa dos utentes e da sustentabilidade do SNS .

Etiquetas: