quinta-feira, dezembro 24

(des) tapar o Sol com a Peneira ...


…”A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a ponderar abrir o capital da sua participada HPP – Hospitais Privados de Portugal, que é dona dos hospitais de Cascais, Lusíadas (Lisboa) Boavista (Porto), de Lagos, Faro e Sangalhos, avança a edição do SOL desta quinta-feira. Esta decisão prende-se com a difícil situação financeira da empresa, resultante de problemas de gestão. Segundo soube o SOL, o banco estatal já sondou, inclusivamente, os grupos Mello e Espírito Santo, dois operadores na área da Saúde. «A CGD ainda não tem qualquer decisão tomada», disse ao SOL fonte oficial do banco público, admitindo que «a abertura do capital a um parceiro é uma das possibilidades em cima da mesa» ”…
...
Depois de andar anos a fio a construir um tigre de papel com projectos megalómanos desprovidos de qualquer tipo de viabilidade económica o grupo CGD HPP afastou o principal mentor e enveredou por uma estratégia baseada em jogos de influências em detrimento de uma abordagem de gestão empresarial. A escolha deste caminho talvez tenha sido feita para melhor “convencer” o grande financiador Estado a fazer acordos e parcerias que suportassem o embuste do modelo e a fragilidade da gestão. Os anos foram passando e os prejuízos tornaram-se indisfarçáveis e insuportáveis. Na impossibilidade (mais barata) de mudar de equipa técnica optam por vender o Estádio e o Clube (a força que ainda têm as sociedades e as amizades semi-secretas…).
A história irá acabar como há muito tempo muitos de nós antevimos. Um dos dois grupos, verdadeiramente, profissionalizados (JMS e BES) irá incorporar os despojos desta aventura subordinados apenas, pela certa, por uma cláusula de salvaguarda: a perseveração dos imensos administradores e directores que entretanto se foram abrigando no conforto suave dos impostos que a todos nós vão sendo, rigorosa e fielmente, cobrados.

Um Feliz Natal para o Xavier e para todos os amigos do SaudeSA com Votos de que em 2010 o Xavier continue a dinamizar este espaço de livre pensamento
SNS

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger DrFeelGood said...

Se os espanhóis se espantaram, qual vai ser a empresa portuga com coragem para arriscar?...
Só no caso da CGD ceder posição maioritária e o controlo de gestão passar para mãos mais seguras.

8:50 da tarde  
Blogger tambemquero said...

Vale a pena ler: "P3s = Private Profits, Public Pays" link

8:54 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home