terça-feira, julho 13

HHs públicos são sustentáveis

«Em relação à pergunta se os hospitais públicos em Portugal são sustentáveis, só tenho uma resposta: sim». Este vaticínio é de alguém que conhece muito bem as contas dos hospitais e da Saúde em geral. É de Francisco Ramos, que esteve no Ministério da Saúde com Correia de Campos e também com Ana Jorge, e foi proferida na 2.ª Conferência Nacional de Gestão Hospitalar.
No debate sobre «Sustentabilidade», realizado no passado dia 25 de Junho, o ex-secretário de Estado de Estado Adjunto e da Saúde explicou que a convicção que tem quanto à capacidade dos hospitais do SNS terem uma vida económica e financeira sustentável não é baseada em «intenções ou opiniões», mas por «olhar para o passado recente dos últimos cinco anos dos hospitais do SNS».
Baseando nessa retrospectiva, Francisco Ramos conclui que a situação de todo o SNS «era uma situação de insustentabilidade» intimamente ligada à «suborçamentação crónica» da Saúde, que se conseguiu resolver dando ao SNS um orçamento o mais próximo possível da actividade real.
O ex-governante deixou a mensagem de que «é sempre possível reduzir a despesa», desde que exista «um quadro claro e objectivo de divisão de responsabilidades» e que «seja possível motivar as pessoas» com cenários de estabilidade como a contratualização por três anos.

tempo medicina 12.07.10

Sim... Mas... Talvez. À rede de HHs públicos coloca-se um enorme desafio futuro: desenvolver a capacidade de reformar e inovar.

drfeelgood

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

A obras de reconstrução [ou de reconversão] do IPO-Lisboa, hoje anunciadas pelo MS e orçamentadas em 45 milhões de euros, serão objecto de mais uma PPP?

11:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home