terça-feira, julho 13

Reforma dos HHs

Vamos conhecendo pelos jornais alguns dados do trabalho realizado pelo grupo técnico, link criado pelo Ministério da Saúde para a reforma da organização interna dos hospitais. link link

Avaliação das administrações, sistema nacional de registo dos erros clínicos, revisão da composição dos órgãos de administração, organização dos serviços em unidades integradas (centros de responsabilidade) e multidisciplinares (integrar na mesma unidade, por exemplo, medicina geral, cardiologia, gastro, pneumologia), criação de incentivos.
Para já, poucas novidades, sabendo-se que o difícil está na capacidade e coragem em implementar estas medidas (algumas com barbas).

drfeelgood

Etiquetas:

2 Comments:

Blogger Tavisto said...

Notas sobre a reforma dos HH.

Por que não é dado conhecimento público do documento? Não há pior coisa que irmos sabendo do assunto pela imprensa, por fugas de informação (se é disso que se trata). Tal metodologia faz lembrar o que se passou com o trabalho da comissão para a reforma/sustentabilidade do SNS. Até agora o documento ficou no segredo do MS, fomos apenas conhecendo umas opiniões.
O que se exige nestes casos é que uma comissão técnica elabore um documento, o mesmo seja sujeito a discussão pública e que, depois de burilado, o poder político assuma a responsabilidade da sua implementação. Ou não será assim?

Deixando-nos o MS a “salivar”, reportando-me à nota da imprensa, há que dizer que pelo menos os três hospitais centrais universitários já estão a funcionar como “unidades autónomas de gestão” ou “centros de responsabilidade integradas”. O que é que vai mudar então? Onde se encaixam as experiências-piloto? Será que esta forma de organização, diferente de hospital para hospital e ainda não testada, vai ser replicada noutras unidades?

Se é tudo para começar em 1 de Janeiro de 2011, é bom que o projecto de reforma venha rapidamente a público por quem compete divulgá-lo. Ou não será assim?

5:41 da tarde  
Blogger e-pá! said...

A reforma dos HH's parece-me ferida de uma contradição central.

Primeiro, é necessário resolver a questão do modelo - EPE's ou SPA's?
Basta de tantos anos de incertezas [ou de experimentalismos]!

Ninguém poderá, em consciência, alicerçar qualquer reforma sobre esta gritante dubiedade ...

8:05 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home