sábado, outubro 30

Temos orgulho no nosso país (2)


Aproveitei este sábado para visitar o Complexo Industrial da Portucel/Soporcel, localizado na Mitrena. link
O que vi excedeu em largo as minhas expectativas. E, dei comigo, comovido, a olhar para todas aquelas geringonças a produzirem rolos de papel gigantescos a alta velocidade para os retalharem a seguir em milhares de A4 navigator.
Vou enviar um mail ao Nicolau Santos com mais esta: Eu conheço um país ... link
O complexo industrial é constituído pela fábrica de pasta (510.000 toneladas/ano), auto suficiente na produção de energia, fornecendo excedentes à rede eléctrica nacional, e a fábrica de papel com capacidade para produzir 80 toneladas/hora, a uma velocidade de 1.800 metros por minuto, de papel com largura útil (10,4 metros).
Esta fábrica representa um investimentos de 550 milhões de euros, geradores de elevado valor acrescentado.
link
Os números falam por si. A Portucel/Soporcel realizou em 2009 um volume de vendas superior a 1.000 milhões de euros, 90% realizados no mercado externo (100 países), constituindo cerca de 3% das exportações do nosso país. O grupo P/S detém a marca portuguesa com maior expressão internacional, o papel Navigator, líder mundial no segmento premium de papéis de escritório .

Quando queremos também conseguimos ser bons. Dos melhores. Confirmei isso mesmo ao almoço no "Rei do choco frito".

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger PhysiaTriste said...

A Soporcel não conheço, mas o Rei do Choco Frito, sim. Excelente e barato.Pena Setúbal estar tão longe. Não comi choco igual em mais nehum lado.

5:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home