segunda-feira, outubro 25

Tretas

foto portal da saúde
Ana Jorge ouvida na Comissão Parlamentar de Saúde link

.../A ministra da Saúde, Ana Jorge, coloca uma condição essencial para que os médicos passem a prescrever medicamentos unicamente pela sua denominação comum internacional (DCI): «A prescrição só pode ser exclusiva por DCI se for electrónica».
A fundamentação para que a medida esteja dependente da generalização da prescrição electrónica é a de que «os médicos não sabem todas as substâncias activas».

.../ Sobre as medidas apresentadas pelos hospitais para diminuir a despesa, Óscar Gaspar, referiu que as que surgem «de forma mais sistemática» são «a renegociação de contratos» de produtos, como reagentes e oxigénio, e a reorganização de equipas, «permitindo a redução de horas extraordinárias e recurso a empresas de trabalho temporário». Nas suas palavras, «o que está em causa não é reduzir nem o nível, nem a qualidade de cuidados», perfilando-se, isso sim, «linhas de despesa de back office, de apoio, e que permitem produzir o mesmo ou mais, mas com mais eficiência». Tempo Medicina 25.10.10

O dicionário define "treta" como, léria, palavreado, artifício, estratagema, malícia, manha.
Neste faz de conta em que se converteu a política de saúde, tretas não faltam a abrilhantar o discurso da equipa de Ana Jorge.
Vejamos dois exemplos no texto acima :

1.ª treta:
«A prescrição só pode ser exclusiva por DCI se for electrónica». «os médicos não sabem todas as substâncias activas».
Tretas, que fazem jeito quando o que se pretende é não contrariar a OM.

2.ª treta: «O que está em causa (com as medidas de austeridade a implementar nos hospitais) não é reduzir nem o nível, nem a qualidade de cuidados», perfilando-se, isso sim, «linhas de despesa de back office, de apoio, e que permitem produzir o mesmo ou mais, mas com mais eficiência».

Ana Jorge e Óscar Gaspar, depois de longa letargia, descobriram, finalmente, com a crise, os caminhos da eficiência da gestão hospitalar .

agora é que é

Etiquetas: ,