quinta-feira, maio 24

SNS, perigo de vida

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) não corre perigo de vida pelas "dificuldades orçamentais" que hoje marcam a vivência nacional... Mas por outras malfeitorias. "É a agiotagem, o compadrio, o nepotismo, a submissão aos grandes grupos económicos e a falta de sensibilidade social que põem em causa a sustentabilidade do SNS e demais conquistas de Abril". Quem o diz é António Arnaut, o "Pai" do SNS, que em entrevista exclusiva ao nosso jornal antecipa cenários: "Este mal só acabará quando, como dizia o Torga, «o povo vier à tona da história», ou seja, quando o povo empunhar uma grande vassoura para, com o cabo, dar umas vergastadas nos carreiristas, e depois varrer o lixo para a vala comum dos medíocres"... E deixa uma alerta: "As medidas de austeridade já atingiram a fronteira do suportável. Se vierem novas medidas, a aparente resignação dará lugar à indignação, de consequências imprevisíveis. Espero que o governo não corra o risco de pôr em risco o SNS. Se o fizer o povo salvará o SNS, mas o governo não se salvará.

E o compadrio? Como pensa ser possível acabar com uma cultura que, poder-se-ia afirmar sem receio de falácia, integra o ideal a que pomposamente se apodou de "Alma Lusa", e que encontra o seu apogeu na máxima "A família está primeiro" e se verte, na oralidade, entre tantas outras formas, na singela: "vê lá se arranjas alguma coisita para o Manelinho, que o coitado anda a precisar de ganhar algum..."

O compadrio e o nepotismo são uma instituição nacional. Por isso há tanto incompetente nos lugares cimeiros. Este mal só acabará quando, como dizia o Torga, "o povo vier à tona da história", ou seja, quando o povo empunhar uma grande vassoura para, com o cabo, dar umas vergastadas nos carreiristas, e depois varrer o lixo para a vala comum dos medíocres.

O que sente quando ouve o Dr. Paulo Macedo referir que não quer ser o coveiro do SNS; que "A redução de custos vai levar a uma maior eficácia"... Para logo apontar: Coveiro será quem não tomar medidas de redução da despesa"...

Ainda dou ao Dr. Paulo Macedo o benefício da dúvida. Disse-lhe há dias que se ele quer, efectivamente, salvar o SNS estarei ao seu lado. Caso contrário, estarei à sua frente. Quero, aliás, aproveitar a oportunidade para referir que o Senhor Presidente da República me enviou uma mensagem por ocasião do almoço que recentemente me foi oferecido em Penela, em que considera o SNS como "pilar" de justiça social. No passado dia 27, na sua visita oficial a Penela, onde o fui cumprimentar, o Professor Cavaco Silva garantiu que o SNS é sustentável.
...
Entrevista de Adelaide Oliveira e Miguel Múrias Mauritti, JMF 07-05-2012. link

Etiquetas: