domingo, outubro 7

Privatização dos CSP em marcha

O secretário de estado adjunto, Fernando Leal da Costa, nomeou recentemente um grupo de trabalho (despacho 12876/2012), coordenado por Luís Pisco, com o principal objectivo de analisar as condições de abertura (eufemismo de privatizar) das USF modelo C, a título experimental, ao sector social e cooperativo. link 
O Presidente da Associação Nacional das USF, Bernardo Vilas Boas, está contra a extensão das USF ao sector social e cooperativo por temer que o modelo C seja uma forma de «gerar lucro fácil e fazer ruir os alicerces do SNS, que são os CSP». A limitação do modelo experimental ao sector social e cooperativo (prevista no referido despacho) deve-se a razões tácticas», pois «há, no chamado sector social, interesses privados e o sector cooperativo  pode ser um patamar de transição para interesses privados». Segundo Vila Boas, o interesse do Governo deveria estar direccionado no apoio às USF existentes. (TM 04.10.12)

O que fez o ministro Paulo Macedo pelo desenvolvimento/melhoria dos CSP? 
Rigorosamente, zero. Antes pelo contrário, se considerarmos as escandalosas nomeações dos directores dos ACES da ARS-Norte. 
Lembrou-se, então, o seu prestimoso secretário de estado adjunto, Leal da Costa, fazer ressuscitar o velho despacho de Correia de Campos. link 
Para lançar o processo de privatização dos CSP, "face a eventuais insuficiências demonstradas pelo SNS". Curiosamente resultantes da reconhecida inoperância do actual ministro da saúde. 
Com politicos desta estirpe o SNS está definitivamente foxtrot

Etiquetas: