quinta-feira, junho 3

Sistema de Saúde a duas velocidades

1. - Melhoria das infra-estruturas SA:

Onze Hospitais SA, carecem de obras urgentes de restauro e remodelação de acordo com o relatório do atelier de arquitectos, Manuel Salgado, responsável pelo estudo das condições das instalações e segurança dos trinta e quatro hospitais SA.

Este levantamento faz parte das acções desenvolvidas no âmbito do programa "Conforto - maior conforto, informação, satisfação e segurança" do Ministério da Saúde que visa a melhoria das infra-estruturas hospitalares.

2. - E os Hospitais SPA, Senhor Ministro ?:

A maioria dos hospitais do grupo SPA, funcionando em instalações muito antigas e degradadas, requerem, igualmente, obras urgentes de restauro e remodelação.
O Ministro da Saúde, no entanto, de acordo com a sua política de destruição do monopólio público da saúde, e de criação de mecanismos de competição entre sectores de actividade da saúde (público, privado), tem privilegiado o investimento nos hospitais SA

1 Comments:

Blogger xavier said...

Quando foi publicado o relatório sobre o primeiro ano de actividade dos hospitais SA, estabeleceu-se logo a relação com os resultados da gestão SPA.
Os SA, segundo o governo obtiveram melhores resultados logo no primeiro ano.
O programa do governo, preve acabar com o monopólio do estado, relativamente a gestão da saúde.
O ministro, favorece, claramente, os SA para melhorar os resultado deste grupo de hospitais e poder dizer no final do exercício que as suas medidas de gestão tiveram êxito.
Por outro lado, tal como acontece com as empresas como por exemplo a Portucel, antes da venda de capital, são objecto de melhorias.
Alguns dos hospitais SA (os mais rentáveis) vão passar para as mãos da "José Mello Saúde" e de outros operadores privados dentro de alguns anos.
Na Suécia, que passou por uma reforma idêntica, o anterior governo chegou a vender um hospital Público aos privados.
Dinamizam a economia sacrificando a qualidade dos serviços de saúde.

1:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home