domingo, julho 4

Notícias da Saúde

1. - Acabo de assistir à derrota de Portugal frente à Grécia.
Perdemos uma oportunidade ímpar de sermos campeões Europeus.
Para lá do mérito da equipa Grega, a nossa equipa fez um jogo sem chama e até o público me pareceu cansado de tantas semanas de euforia.
No final do jogo o José Manuel, acompanhado da mulher e com a inseparável gravata da sorte, enalteceu, como não podia deixar de ser, os méritos da organização.
A história da gravata foi muito mal contada. A gravata deu sorte, mas é ao José Manuel Barroso. Ajudou à nomeação para o lugar que ele há tanto ambicionava.

2. – Para amenizar os efeitos deste desaire falemos dos problemas da Saúde.
a) - É necessário aumentar o número de dadores de sangue:
Portugal para se tornar autosuficiente em unidades de transfusão de sangue terá de aumentar o número de dadores de 31 em mil habitantes, para os 40 por mil habitantes.
Para motivar novos dadores há que combater o "medo" de dar sangue.
As doenças transmissíveis, como o HIV e a "doença das vacas loucas" são um dos "medos" relacionados com a dádiva de sangue.
No entanto, enquanto o risco de morte por transfusão é de um em cem mil, o risco de transmissão de HIV por via sanguínea é de um em 500 mil e o de transmissão da "doença das vacas loucas" é de um num milhão".
linkar o artigo

b) - Falhas no fornecimento da vacina contra a meningite:
O fornecimento às farmácias da vacina contra a meningite Prevenar deverá estar normalizado a partir de Setembro.

A ruptura do fornecimento deste produto por parte do distribuídor, o laboratóriio Wyeth, deveu-se ao encerramento temporário da linha fabril onde se processa o enchimento do medicamento injectável .
È de lamentar que falhas desta gravidade ocorram pondo em perigo milhares de crianças em todo o mundo.
linkar o artigo