sexta-feira, setembro 24

Bodas de Prata do SNS


Unidade Local de Saúde de Matosinhos, SA


António Correia de Campos, no Jornal Público de hoje, 24.09.04, com um excelente artigo sobre os 25 anos do Serviço Nacional de Saúde. Leitura imprescindivel. Linkar:

  • Bodas de Prata

  • "Serviço Nacional de Saúde (SNS) acaba de celebrar 25 anos. O seu registo é notável na universalidade e generalidade, menos notável na tendencial gratuitidade, mas de grande sucesso nos ganhos em saúde. Em mais de dois terços do seu tempo de vida, esteve a cargo de maiorias que lhe eram hostis. Sobreviveu a esses e outros escolhos e parece pronto a vencer os que à direita agora de novo resolvem hostilizá-lo. Também à esquerda haverá quem, abraçando-o, não repara que o pode asfixiar."

    "Nos últimos dois anos, energia de sinal contrário poderia ter revigorado o SNS. Preferiu -se declarar que o sistema era mau, o pessoal preguiçoso, os médicos gananciosos, os burocratas manhosos, os gestores acomodados. Bom seria o recurso às consultoras internacionais, a escolha de gestores batidos de outras encostas, amigos de confiança, ou portadores do cartão laranja; o "economês" substituindo o português, a "produtivite" obnubilando a qualidade, os fins substituindo os meios."
    "Dos cinco atributos de uma política pública (efectividade, eficiência, equidade, qualidade e economia de meios), os dois primeiros foram sobrevalorizados, os dois seguintes sacrificados: em nome de falsa justiça social, em improviso "a solo", atacou-se a equidade: a necessidade de saúde, além de pré-paga no imposto, seria taxada no ponto de consumo. A qualidade foi secundarizada. Esperava-se que, por milagre, o quinto recuperasse. Afinal, o gasto descontrolou-se. Bela comemoração dos 25 anos do SNS! Felizmente, a prata escurece mas não enferruja. Basta limpá-la para reluzir. "