Semana da Saúde - 5
Centro Hospitalar Vila Real /Peso da Régua
1. - Acabou, há pouco, o debate televisivo promovido pela SIC, última etapa da Semana da Saúde. Presidência aberta que levou Jorge Sampaio a visitar inúmeras instituições da saúde por todo o país.
2. - Algumas boas intervenções dos especialistas convidados sobre a organização do SNS: Cuidados de Saúde Primários, Urgências Hospitalares, Saúde Materno-Infantil, HIV/SIDA, Cuidados Paliativos, Entidade Reguladora da Saúde, Sistemas de Informação, Educação, Ensino e Controlo da Qualidade.
3. - A Semana da Saúde saldou-se pelo aval definitivo do presidente da república, Jorge Sampaio, à política de saúde de Luís Filipe Pereira: Escolha de rumo acertada, na tentativa de conciliar equidade e eficiência futura do sistema de saúde português.
4. - É necessário, no entanto, introduzir algumas melhorias no processo: sistema de informação, de forma a esclarecer com eficácia os profissionais e cidadãos sobre o alcance das reformas implementadas, afastando fantasmas que enssombram o processo e são fonte de especulação.
O processo de mudança, deverá ser objecto, regular, de avaliação por entidades externas.
5. - O SNS, passará, nos próximos tempos, por um período de profunda discussão e reflexão. Jorge Sampaio tem confiança no futuro do SNS, garantido pela qualidade, conhecimentos e empenho dos profissionais da saúde.
6. - Concluída a Semana da Saúde, LFP sai como o grande vencedor.
Durante as visitas que Jorge Sampaio efectuou ao longo da semana, nunca as análises e as críticas efectuadas pelo presidente e pelos outros intervenientes, alguma vez, puseram em causa as reformas do ministro da saúde.
Análises pouco profundas e críticas pontuais marcaram a jornada. Não se abordou, por exemplo, um ponto essencial do processo: a derrapagem financeira do SNS que se verifica no exercício da gestão do corrente ano.
5 Comments:
Timidamente, vai promovendo os afilhados.
Bloquisto
Timidamente, vai promovendo os afilhados.
Bloquisto
Timidamente, vai promovendo os afilhados.
Bloquisto
Até parece que a semana da saúde foi planeada pelo ministro da saúde. Se o objectivi era a defesa dos utentes, acabou por ser a semana da defesa das reformas de Luís Filipe Pereira.
João Pedro
O balanço da semana da saúde de Jorge Sampaio feito pelo Semanário Expresso desta semana parece-me correcta, coincidindo com o que tem sido dito no SaudeSA. Sampaio quase só falou com os interlocutores institucionais. Assim até parece que tudo está bem.
As reacções à reforma do ministro são feitas só por aqueles que se sentem lesados nos seus interesses?
Enviar um comentário
<< Home