quarta-feira, novembro 24

VIH/SIDA em Portugal

Dia Mundial de Luta contra a Sida - 1 de Dezembro.



1. - O relatório da agência das Nações Unidas contra a sida (ONUsida) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que Portugal e o Brasil são dois dos países que mais contribuíram para o crescimento da pandemia nos últimos dois anos (link)
Segundo o Jornal Público de 23.11.04, Portugal é um dos países da Europa ocidental com a taxa de diagnóstico de novas infecções por HIV mais elevada (link)
2.- De acordo com o Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, entre 1 Janeiro e 30 de Junho de 2004 foram recebidas no Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis, notificações de 1 515 casos de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana.
Em 3O de Junho de 2004 encontravam-se notificados 24 776 casos de infecção VIH / SIDA.
"O maior número de casos notificados corresponde a infecção em indivíduos referindo consumo de drogas por via endovenosa ou “toxicodependentes”, constituindo 48,4% ( 11 987 / 24 776) de todas as notificações. O número de casos associado à infecção por transmissão sexual (heterossexual) representa o segundo grupo com 33,6% dos registos e a transmissão sexual (homossexual masculina) apresenta 11,9% dos casos; as restantes formas de transmissão correspondem a 6,1% do total. Os casos notificados de infecção VIH /SIDA, que referem como forma provável de infecção a transmissão sexual (heterossexual), apresentam uma tendência evolutiva crescente importante."
"O total acumulado de casos de SIDA em 30 de Junho de 2004, era de 11 263, dos quais 400 causados pelo vírus VIH2 e 162 casos que referem infecção associada aos vírus VIH1 e VIH2."

"Os casos de SIDA apresentam a confirmação do padrão epidemiológico registado anualmente desde 2000. (link)
Verifica-se um aumento proporcional do número de casos de transmissão heterossexual e diminuição (proporcional) dos casos associados à toxicodependência. Desde 1999, observa-se que são notificados com maior frequência casos de SIDA, em grupos etários superiores ( 45 – 54 anos)."
É reconhecido que os dados disponíveis não reflectem, correctamente, o grau de incidência desta doença. O problema resulta do deficiente sistema de notificação.

6 Comments:

Blogger xavier said...

Para os 364 casos de infecção VIH e SIDA diagnosticados no primeiro semestre de 2004, a distribuição de acordo com as principais categorias de transmissão e o estadio é a seguinte:
* Heterossexuais (200): 88 casos de SIDA; 15 casos de CRS, 97 casos de PA;
* Toxicodependentes (121): 82 casos de SIDA; 12 casos de CRS, 27 casos de PA;
* Homo/Bissexuais (30): 15 casos de SIDA; 3 casos de CRS, 12 casos de PA;

10:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Cerca de metade das 37,2 milhões de pessoas entre os 15 e os 49 anos que vivem com HIV/Sida são mulheres, tendo-se atingido o maior número de infectados de sempre com a doença no Mundo. Os dados constam do novo relatório elaborado pela agência das Nações Unidas contra a Sida (ONU/Sida) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) que faz «Um balanço sobre a epidemia mundial da Sida 2004». Segundo o documento, o número de mulheres que vive com HIV aumentou em todas as regiões do mundo nos últimos dois anos, sendo que as alterações mais fortes se registaram no Este asiático (mais 56 por cento, em especial na China, Indonésia e Vietname), centro asiático e Europa oriental (48 por cento, em especial na Ucrânia e Federação Russa).
Os dados relativos a Portugal contrariam muito as conclusões do relatório da ONU. Em Portugal dos casos notificados 9 341 são homens e só 1 918 são mulheres.
Um abraço
João Pedro.

11:01 da manhã  
Blogger xavier said...

CRS - Complexo relacionado com Sida.
PA - Portadores assintomáticos.

11:05 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O ministro da Saúde tem priogramada a reestruturação da rede de atendimento aos doentes com Sida. O objectivo parece ser dificultar a acessibilidade destes doentes.
Outro ponto importante é o da Notificação Obrigatória.

11:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O artigo do Público que vocês linkam neste texto tinha origináriamente um parágrafo com esta redacção:
"Segundo o documento "Um balanço sobre a epidemia de sida 2004", Portugal (com 610 mil infectados) é um dos países da Europa ocidental com a taxa de diagnóstico de novas infecções por HIV mais elevada."
Posteriormente, retiraram os 610 mil infectados, que felizmente não é verdadeiro.
Um abraço
Sara Mendes

11:14 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Excelente post. Vocês conseguiram por aqui mais informação correcta, fiável sobre este tema do que o ministro nos dá sobre a gestão dos hospitais SA.
A propósito de SA. Para quando novo episódio do XavierSA?
Um Abraço
Nuno Crato

11:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home