quarta-feira, dezembro 29

O Concurso Público Internacional para adjudicação do novo Hospital de Loures em regime de parceria público-privado, continua a ser notícia pelas piores razões.
a) - O líder da estrutura de missão que está a avaliar as propostas afirmou publicamente que os dois concorrentes escolhidos são o grupo Mello e a Santa Casa, antes da efectuação da audiência prévia dos concorrentes.
Abreu Simões foi mais longe em declarações ao Jornal de Negócios deixou bem claro que o grupo Mello ocupava o primeiro lugar da grelha de classificação das propostas apresentadas pelos quatro grupos concorrentes ao referido concurso."
b) - Entretanto, segundo o Diário Económico, a Santa Casa da Misericórdia do Porto foi chamada ao Ministério para uma reunião com o director da equipa de avaliação, Jorge Abreu Simões, que terá lugar no próximo dia 7 de Janeiro. A nova equipa da direcção da Santa Casa, manifestou publicamente algumas reticências sobre a sua continuidade no concurso dado pretender circunscrever a sua participação em projectos de saúde na zona do Grande Porto.
c) - Agora atentem na constituição da Comissão de Avaliação de propostas do Concurso Público Internacional do Hospital de Loures:
- presidente e vice-presidente da estrutura de missão para as parcerias, Abreu Simões e Manuel Tabau (que foi chefe de gabinete do ministro da Saúde)
- dois membros da Parpública: Isabel Frazão e Helena Pereira.
- Presidente do IGIF, Taborda Farinha. (link)
Que independência poderá ter esta comissão face ao ministro da Saúde para poder avaliar com isenção os diversos consórcios candidatos à construção e gestão do novo hospital de Loures!