quarta-feira, dezembro 29

Susan Sontag


Susan Sontag, morreu esta terça feira (28.12.04- 7:10 am) no Memorial Sloan- Kettering Cancer Center in Manhattan. Contava com 71 anos de idade. O hospital recusou-se a revelar a causa da morte. Sabe-se, no entanto, que Sontag foi tratada ao cancro da mama em 1970.
Li recentemente "Regarding the Pain of Others" um ensaio sobre as imagens de horror que todos os dias a televisão, jornais e a Internet nos trazem sobre os mais diversos conflitos em que o homem é protagonista (link) .
Susan Sontag, intelectual de esquerda, nascida em Nova Iorque (1933), formou-se em Chicago e prosseguiu estudos de filosofia, literatura e teologia em Harvard. Escreveu romances históricos como "the Volcano Lover" um "best seller" e "In America" que ganhou o "National Book Award" no ano de 2000. Entre a sua obra destingo os ensaios "Illness as Metaphor and AIDS and Its Metaphors" e "On Photography"(link).
Empenhada defensora dos Direitos Humanos, Sontag com Sarajevo cercada, colaborou na encenação da peça "À Espera de Godot" de Samuel Beckett.

Etiquetas:

3 Comments:

Blogger Francisca said...

Foi uma lutadora genial e irrepetível.
Foi, da sua parte, um gesto lindíssimo lembrá-la.

9:10 da tarde  
Blogger xavier said...

Tratei atabalhoadamente este "post". Tentei melhorá-lo posteriormente. Que a Sontag bem o merece.

11:27 da tarde  
Blogger Francisca said...

Desculpe se discordo da sua opinião.
O texto está excelente, objectivo, sucinto e sóbrio.
A falta de "flores" faz jus à dignidade com que ela sempre gostou de viver.
Parabéns:)

8:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home