segunda-feira, dezembro 27

PPP Loures, numa grande balda


O Concurso Público Internacional, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, para adjudicação da construção e gestão do novo hospital de Loures, tem decorrido rodeado de inúmeras polémicas.
Jorge Abreu Simões, responsável das parcerias da Saúde, confirmou, recentemente, ao "Jornal de Negócios", ser muito provável a escolha para a fase final do concurso das propostas do grupo Mello e das Mesericórdias do Porto.

Como é possível num Concurso Público Internacional, antes do conhecimento público do Relatório da Comissão de Avaliação de Propostas, que deverá, segundo a lei, ser efectuado através de um procedimento designado de Audiência Prévia, o responsável do concurso andar pelos órgãos de comunicação social a dar palpites sobre o desfecho do mesmo!
Segundo o Semanário Expresso n.º 1678 de 24 Dez, Luís Vasconcelos da empresa Hospitais Privados de Portugal (grupo CGD) considera preocupante os resultados do concurso estarem a ser discutidos nos media.
Também Isabel Vaz do GES, declarou que as notícias sobre o concurso são uma manobra intolerável sobre os decisores.
Faço votos, para que o PS, caso ganhe as próximas eleições, conclua pela necessidade de rever o "dossier" das parcerias da Saúde, devido, não só à sua configuração (construção+gestão) mas também pela forma, incompetente, como tem sido conduzido todo este processo.