Mercado da Terceira Idade
1. - O envelhecimento acelerado da população registado em Portugal nos últimos anos, a par da falta de vocação do SNS para a prestação de cuidados continuados aos cidadâos com dependência, faz com que o mercado de residências e serviços da 3.ª idade esteja em expansão:
- A José de Mello Residências e Serviços, abriu a 1.ª residência na Junqueira em Julho de 2004, dirigida à terceira idade da classe média/alta, pretendendo investir este ano em mais dois complexos de residências.
- A Espirito Santo Saúde, tem programado um investimento de 150 milhões de euros até ao final do próximo ano para a criação de estruturas e construção de três residências em Lisboa, Oeiras e Loures.
- A Carlton Life da Caixa Geral de Depósitos e o Grupo Pestana, pretendem investir no mercado da terceira idade com a criação de produtos para a classe média.
2. - E o que acontece à maioria da população portuguesa envelhecida?
- A José de Mello Residências e Serviços, abriu a 1.ª residência na Junqueira em Julho de 2004, dirigida à terceira idade da classe média/alta, pretendendo investir este ano em mais dois complexos de residências.
- A Espirito Santo Saúde, tem programado um investimento de 150 milhões de euros até ao final do próximo ano para a criação de estruturas e construção de três residências em Lisboa, Oeiras e Loures.
- A Carlton Life da Caixa Geral de Depósitos e o Grupo Pestana, pretendem investir no mercado da terceira idade com a criação de produtos para a classe média.
2. - E o que acontece à maioria da população portuguesa envelhecida?
O anterior governo socialista criou as famílias de acolhimento. De uma forma geral, a rede sodidária não consegue dar resposta às necessidades da população envelhecida que acaba por "morrer nas soleiras da porta por essas aldeias de Portugal".
4 Comments:
Novo perfil das pessoas residentes em Portugal
O número de população jovem (menos de 15 anos) diminuiu substancialmente (-16,9%) passando de 1 972 403 indivíduos em 1991 para 1 656 602 em 2001, enquanto o número de pessoas idosas aumentou fortemente (+26,1%) de 1 342 744 para 1 693 493, excedendo o número de jovens.
A proporção de jovens no total da população residente desceu de 20,0% em 1991 para 16,0% em 2001 e a proporção de idosos cresceu de 13, 6% para 16,35%, no mesmo período, e tornando-se superior à de jovens.
Menos jovens e mais idosos: acentua-se o envelhecimento demográfico
O acréscimo da proporção da população idosa na população total, definido como o fenómeno envelhecimento demográfico foi feito em detrimento da população jovem, como consequência da baixa de natalidade que se intensificou nos anos oitenta e permaneceu, desde então, com um nível inferior ao necessário para substituir a actual geração de pais (2,1 crianças por mulher).
De facto, a população em idade activa (15-64 anos) aumentou de 6 552 000 para 7 006 022 indivíduos (+6,9%).
População Idosa é a que mais cresce
O envelhecimento dentro da própria população idosa é bem significativo. A população com idade igual a 75 ou mais anos reforçou a sua posição na população idosa aumentando cerca de dois pontos percentuais ( 41,42%em 2001).
Idêntica evolução ocorreu entre a designada população mais idosa. Enquanto a população com idade igual ou superior a 80 anos, representava 20,86 % da população idosa, a proporção da população com 85 ou mais anos de idade elevava-se 9%, e aproximava-se dos 11% no caso das mulheres.
Os centenários recenseados permanecem inferiores a um milhar, a ao contrário dos outros grupos de idosos, reduziram a metade importância relativa no total da população idosa. Esta proporção é multiplicada por cinco no caso das mulheres, situação que traduz a sua maior longevidade.
Portugal está a envelhecer.
A população idosa, comparativamente à população jovem e em idade activa, é a que mais cresce (taxa média anual de 2,3 %) e dentro da população idosa são os mais idosos os que registam um ritmo de acréscimo mais forte ( 5,1% taxa média anual).
Esta evolução está bem expressa no índice de envelhecimento que passou de 68 idosos por cada 100 jovens em 1991, para 102 em 2001. Este indicador é particularmente elevado entre as mulheres, (122 idosas contra 84 entre os homens, em 2001) confirmando a sua maior esperança de vida.
Oficialmente as respostas sociais reconhecidas pela Segurança Social, para os idosos em Portugal são oito:
• Centro de Convívio (CC)- é a resposta social, desenvolvida em equipamento de apoio a actividades sócio-recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas pelos idosos de uma comunidade.
• Centro de Dia (CD) é a resposta social, desenvolvida em equipamento que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu meio sócio-familiar.
• Lares para idosos (Lares) são estabelecimentos em que são desenvolvidas actividades de apoio social a pessoas idosas através do alojamento colectivo, de utilização temporária ou permanente, fornecimento de alimentação, cuidados de saúde.
• Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicilio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência, velhice ou outro impedimento.
• Acolhimento Familiar de Idosos (AFI) é a resposta social que consiste na integração, temporária ou permanente, em famílias consideradas idóneas ou tecnicamente enquadradas, de pessoas idosas.
•Centro de Acolhimento Temporário de Emergência para Idosos consiste no acolhimento temporário a idosos em situação de emergência social, perspectivando-se, mediante a especificidade de cada situação, o encaminhamento do idoso ou para a família ou para outra resposta social de carácter permanente.
• Centro de Noite (CN) é a resposta social desenvolvida em equipamento, de preferência a partir de uma estrutura já existente, dirigida a idosos com autonomia que desenvolvem as suas actividades da vida diária no domicilio mas que durante a noite, por motivos de isolamento necessitam de algum suporte de acompanhamento.
Avelino:
Os dados foram retirados do
Censos 2001- Resultados Definitivos Instituto Nacional de Estatística 1
0 e 11 de Dezembro 2002
Painel 1- População Evolução Demográfica no período intercensitário 1991- 2001
Maria José Carrilho
Instituto Nacional de Estatística
Como de costume na informação do SNS não abatem os falecidos.
Nas respostas sociais esqueci-me de incluir:
Residência - é a resposta social desenvolvida em equipamento constituído por um conjunto de apartamento, com serviços de utilização comum, para idosos com autonomia total ou parcial.
Enviar um comentário
<< Home