terça-feira, maio 17

Agenda da saúde



Correia de Campos na 58ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, apresentou os três eixos da Agenda da Saúde:
a) - O envelhecimento demográfico e as alterações do padrão epidemiológico e da estrutura social e familiar, verificadas em Portugal, determinam novas necessidades, para as quais urge encontrar respostas.
b) – Sida - com quase mil óbitos anuais e elevadas taxas de incidência, requer uma actuação urgente no relance da prevenção e combate à doença, através da promoção de acções e campanhas de informação/sensibilização, tendo em vista a modificação efectiva de comportamentos.
c) - Reforma do sistema de saúde, de forma a torná-lo justo, eficiente e flexível, ampliando a acessibilidade, qualidade e equidade, procurando a sustentabilidade financeira no médio e longo prazos.
Na organização hospitalar cabe ao governo promover o aumento da sua efectividade e eficiência, sem comprometer a acessibilidade, para o que serão aperfeiçoados mecanismos de referenciação dentro do sistema.

Claro, preciso, sintético. Longe vão os tempos de iliteracia envergonhada de Luís Filipe Pereira na abordagem das questões da saúde. O desafio está na demonstração de capacidade de realização desta agenda bem concebida e ambiciosa.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Quanto a isso não há dúvida.
Conversa, paleio, teoria, ninguém leva a melhor sobre o CC.
No campo da realização, da técnica de implementação, da acção é que a porca torce o rabo.
Uma comissão + outra comissão. Nova comissão para analisar os trabalhos da primeira.
Por à discussão pública.
Levar à assembleia da República.
Comunicados, conferências de Imprensa, esclarecimentos, contestações, pareceres, mesas redondas, seminários.
E a legislatura a passar.
Os orçamentos a derrapar...
É isto a democracia, dirão os democratas estafados mas satisfeitos.
Aonde é que eu já vi este filme?
CC health minister two.

1:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nem mais caro Anónimo anterior,

Muita parra e pouca uva !!!

3:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bem! Espero que não seja um destes anónimos anteriores que me quer gazear, a mim pobre toupeira que tão pouco percebe de saúde, até porque é crime matar toupeiras, dá cana! É uma espécie protegida por lei!
Afinal não sei porque é que o rapaz ficou furioso, se calhar até escreve com nome de gente, eu escrevo com nome de animal por acaso até simpático e com direito a defesa por parte do ambiente, como os sobreiros, mas nem esses escapam, à fúria e aos interesses do vil metal, dos grupos instalados e democráticos, da esquerda à direita, todos têm comido e dado tachos, nem o homem de Santa Comba agora chegava para salvar isto, porque a linhagem de um Santos Costa já não existe na tropa.
Os meus ideais de democracia não cabem nesta.
Porque dizer, que os actuais governantes são melhores que os anteriores é ter memória curta, e já há matéria suficiente em trapalhadas.
Volto a repetir que o governador do Banco de Portugal devia ser demitido porque até agora, só lá foi porteiro e agora é moço de recados. O sr Presidente da República, não sabe ou sabia o que se passava? Caso de amnésia selectiva,passível de avaliação psicológica no mínimo, mas nem ao irmão pede ajuda, o que é típico, nesta fase.
Sobre o Sr CC, não falo durante uns tempos, apenas abro relembro:
Sobre a aplicação do decreto lei 92/2001 de 23/3, de Manuela Arcanjo,vão ter que pagar as horas devidas, graças ao célebre despacho de CC, porque as normas nele invocadas estão caducas, mais uns milhões a juntar ao deficit, os tribunais decidirão...
Em relação ao Sr LFP, achava-o de facto, e disse aqui, que tinha patrão, o grupo mello saúde e a ANF que detem 30% deste.
Maria de Belém só teve coragem de atacar este lóbi depois de sair do governo.
Portanto, só na última legislatura é que os fornecedores não ganiam, eram pagos na hora, os défices não existiam...

7:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Meu caro Avelino, se me é permitido, o que quis dizer é que sempre houve situações pouco claras e o que me parece haver, é enviesamento nas investigações, ou então, são coincidências a mais.
Já agora gostaria de saber, se é verdade ou não, que sempre houve deficits na saúde razão pela qual, os orçamentos rectificativos têm sido sempre devidos à saúde, há uns bons anos.
Quanto ao último comentário, em bom português, se quer saber a minha opinião, a maior parte dos portugueses, nos quais não me incluo, e provavelmente o senhor também não, não quer saber, daí concluir que gostam de ser enganados pelos políticos.
Sobre sobreiros, e regiões protegidas, mais ou menos perto do Tejo, estamos conversados, não faça uma pobre toupeira passar por urso, mas este estado, volto a dizer é enviesado e na justiça ainda mais, castiguem quem têm de castigar, mas não ao favor das correntes, não quer que lhe dê também o exemplo que decorre no tribunal de Santa Clara, pois não?.
A polícia de choque é mais séria. ou seja, quando bate , bate democraticamente.

5:34 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Avelino, só você é que me faz rir neste blog, porque de facto, sabe do que fala, e fala com graça, de um assunto sério...
Bem haja a Vossa Excelência!
Vivam os homens do norte e já agora os algarvios!
Sorte ao Sporting, embora às vezes não mereçam que os benfiquistas puxem por eles, já agora fiquem todos bem, e que os ventos lhes corram de feição.

7:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home