quarta-feira, maio 18

Esclarecimento da APAH


Relativamente ao teor da noticia veiculada pelo "Saúde SA" quanto à reunião que a direcção da APAH manteve com a Secretária de Estado Adjunta do Ministro da Saúde, Dra Carmen Pignatelli, entende esta direcção fazer as seguintes correcções :
1. Quanto ao sentimento dos membros da direcção no que concerne ao interesse, colaboração e apoio por parte do Ministério relativamente às questôes que preocupam os Administradores Hospitalares, não é verdade que " concluída a reunião a decepção da delegação da APAH era total ". Bem pelo contrário, a Secretária de Estado Adjunta transmitiu o reconhecimento da importância dos A.H. aos vários níveis da organização hospitalar, propôs que a Associação desenvolvesse contactos junto da Unidade de Missão dos Hospitais SA no sentido de ver introduzida a nossa profissão no Acordo Colectivo de Trabalho que aquela unidade tem vindo a negociar com os vários grupos profissionais.
2. Ficou a direcção da APAH com a incumbência de preparar um documento com a proposta a apresentar à Unidade de Missão.
3. Transmitiu-nos a Secretária de Estado Adjunta do Ministro da Saúde estar finalmente desbloqueada a publicação da lista classificativa provisória dos candidatos admitidos ao concurso para provimento dos lugares de administrador hospitalar, aliás já publicada.
4. Relativamente à recomendação de se reequacionar a carreira, o que nos foi transmitido não teve a ver com a aquisição de novas competências , mas com a compatibilização da carreira com os desenvolvimentos verificados e previsíveis no estatuto dos hospitais e na administração pública em geral.
5. O diálogo actualmente existente entre a APAH e o Ministério da Saúde parece-nos poder criar condições para uma nova etapa no relacionamento inter-institucional que esperamos virá a corresponder às expectativas dos nossos associados.
Com os melhores cumprimentos
A Direcção da APAH
Nota da SaudeSA:
Face ao esclarecimento da Direcção da APAH, cabe-nos pedir desculpa à Direcção da APAH, à Dr.ª Carmen Pignatelli, aos colegas AH e a todos os leitores da SaudeSA.
Ficamos satisfeitos pelos resultados da reunião realizada com a senhora secretária de estado.
Prometemos fazer todos os esforços para evitar cometer erros semelhantes, mediante a selecção e confirmação rigorosa de todas as informações que nos chegam.
Agradecemos á APAH o esclarecimento oportuno que nos fez chegar.

19 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Aguardamos com enorme expectativa os resultados deste excelente relacionamento.
Queremos ver para acreditar.

2:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns à Direcção da APAH pela atenção que tem vindo a dispensar ao SAUDESA.
Consideramos que este blog é um excelente meio de interacção entre a Direcção da os respectivos associados.
Esperamos que, por este meio, a Direcção da APAH constacte o sentir dos respectivos associados e, também,os vá colocando a par das situações que nos possam interessar.
Obrigado ao Xavier...

3:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gostamos de saber que a APAH anda a fazer bem o seu trabalho pelo que agradecemos o esclarecimento.

Os resultados da reunião com a secretária de estado devem sair na próxima Gestão Hospitalar.

Foi com grande satisfação que vimos, a APAH e a SaudeSA acertarem rumo.
Faço votos para que os concursos de ingressoe movimentação dos AH se desenvolvam o mais depressa possível.
Cumprimentos à APAH e SaudeSA.

4:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Apesar de algumas picardias, desejo a todos vós, sem os conhecer, os maiores sucessos,atendendo a conhecimentos que tenho com vossos colegas com os quais me encontro por vezes.
A toupeira

5:15 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Pela qualidade da discussão que em geral os posts do blog contêm, assumiu já o posto de "parceiro social". A atenção da APAH é disso a prova. Parabéns ao Xavier e ao SaudeSA!

11:40 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens ao Xavier

O Blog Saude SA está a ficar uma instituição carago !!! :-) :-)

Continuemos com o bom trabalho a bem da Saúde e da Administração Hospitalar em Portugal.

Quanto à evolução da carreira dos AHs na actual conjuntura, será melhor esperar para ver...

Para começo não está mal, mas...

1:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Apesar das excelentes realações da APAH com os membros do Ministério da Saúde, apesar de a SrªSecretária de Estado Adjunta reconhecer a importancia dos AH nas gestão das unidades de saúde...
apesar de o PS ter ganho as eleições legislativas com maioria absoluta,numa manifesta declaração popular de vontade de mudança...
Apesar disso:
Num dos HHsa cujo CA, diz-se, foi reconduzido um dos seus elementos, diz-se, por vontade própria, não aceitou a recondução...
Para ocupar a vaga deixada no CA por esse elemento prepara-se a indicação de alguém que,apesar de ter obtido uma licenciatura à menos de um ano,já trabalhou no Hospital das Descobertas (Mello Saude, pois claro)e é irmão de alguém que integrou o quadro dirigente do HH Amadora Sintra e que, diz-se, se dá muito bem com elementos da actual equipa do Ministério da Saúde...
Sem mais comentários...
Parece que só nos resta ser toupeiras!

1:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se todos se dedicassem a denunciar situações como a anterior, ia ser bonito...
Na zona Norte do País, não ficava ninguém...

1:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Temos que seleccionar o que é importante.
a) - abertura de concursos de ingresso e movimentação dos AH.
b) - Incluir no ACT dos SA´s/EPE´s os AH.
c) - Nomeação de AH para os Conselhos de Administração dos EPE.
d) - AH na direcção dos serviços - regulamento interno dos hospitais.

Evitar cair nas pequenas questiúnculas, nas intrigas de alcova. Não somos justiceiros. Somos apenas gestores da saúde.

2:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Caro Anónimo do Comentário anterior!
Concordo com a sua opinião acerca de «seleccionarmos/tratarmos do que é importante...».O dificil é saber o que, na área da gestão dos serviços de saúde, é ou não importante nesta altura.
Exemplifico:
O Caro Anónimo refere quatro itens que, ao seu ver, serão importantes tratar nesta altura.
Com consideração lhe digo que tenho dúvidas acerca de alguns deles e,peço-lhe, tal como a todos que o possam fazer através deste blog, que me ajudem a esclarecer as seguintes:
1.No sua alínea b) refere a importância de se incluir no ACT dos SA,s(?)/EPE,s os AH.
Conforme dizia o esclarecimento da APAH essa negociação deverá ser feita com a Unidade de Missão.
Questiono:
-A inclusão dos AH no ACT é para os HHsa ou para os EPE,s?(os SA,s não foram já extintos?)
-A APAH deve negociar com a Unidade de Missão. Esta estrutura foi criada para superintender aos HHsa.Com a extinção destes a Unidade de Missão extingue-se também ou não?
2.Na sua alínea c) o Caro Anónimo refere a necessidade de se nomear AH para os CA,s dos EPE,S.
A minha duvida reside no seguinte:
As nomeações que, diz-se,têm sido feitas por CC são para os HHsa ou para os EPE,s?
Se forem para ambos (diz-se que são nomeações a três anos)de pouco valerá «negociar»a nomeação dos AH para os CA,s.Afinal os lugares estão todos ocupados/reconduzidos (até agora apenas se sabe da substituição do CA do IPO-lISBOA)algumas vezes pela metodologia que se relata em comentário anterior(o tal do irmão...);
3º-Na sua alínea c)o Caro Anónimo refere a necessidade de «negociar» a inclusão dos AH nas Direcções dos Serviços.
A minha dúvida reside no seguinte:
-Se a maioria dos CA,s dos HHsa estão em vias de serem reconduzidos,se foram esses mesmos CA,s que inundaram os HH de «boys» e relegaram os AH para funções menores...acredita-se que será viável colocar os AH nos lugares de gestão intermédia?
Caro Anónimo, muito lhe agradecia, tal como a todos os participantes do SAUDE SA, que me ajudassem a esclarecer as dúvidas colocadas e, por consequencia,a melhorar o meu enfoque relativamente ao que é importante.
De todos me despeço com consideração.

5:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

tentarei responder às questões do comentário anterior.

a) - Os hospitais EPE regem-se pelo contrato individual de trabalho. Penso que há todo o interesse em os AH fazerem parte do ACT.
b) - Penso que CC vai manter uma entidade coordenadora dos hospitais EPE que se poderá chamar unidade de missão ou outra coisa qualquer.
Se as orientações são para negociar com a unidade de missão devemos fazê-lo. Interessa obter este objectivo quanto antes: entrar para o ACT.
c) - Penso que o CC vai proceder à substituição de um grande númeo de CA dos SA´s.
Se isso não vier a acontecer não será exequível a gestão intermédia por AH, como diz.
E se a substituição ~da maioria dos SA´s não se efectuar vamos prá guerra. Vamos reagir como nunca aconteceu. Como se fosse a última batalha.
As coisas não vão acontecer como desejamos. Temos que lutar por elas. E é isso que vamos fazer.

10:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

LEONOR BELEZA DÁ RAZÃO AO PROF. CORIOLANO FERREIRA. CC TAMBÉM?
«Leonor Beleza defendeu anteontem a “total separação das águas entre a gestão política e a administração pública, que deve ser profissionalizada e não partidarizada”» (ver na imprensa de ontem), dando razão ao Prof. Coriolano Ferreira, na citação que já aqui fizemos, noutro lugar, quando este referia, em Entrevista à Gestão Hosptalar há uns anos, que «a dinâmica irreprimível da vida hospitalar acaba sempre por recuperar, lentamente, os gestores profissionalmente habilitados e responsáveis». A afirmação acima produzida reveste-se de grande importância, na medida em que é a principal responsável pela introdução de delegados políticos» nos hospitais que vem reconhecer, ao fim de 17 anos (lenta, muito lentamente … e talvez só porque o PSD não está no Governo) que o sistema por ela criado e agravado por LFP não serve, tem contribuído para a actual «situação de instabilidade e descrédito que se vive».
A finalizar, será que CC percebe o recado de Leonor Beleza ou vai continuar a cometer a cavalgar no sistema dos gestores políticos? E ainda por cima, a manter os gestores políticos do PSD! A que propósito se fala num hospital do Porto na provável nomeação de um boy do PSD (antes, gestor de armazém num hospital, vindo do Grupo Mello Saúde, agora Director de Compras num SA, agora futuro Administrador?) para um lugar deixado vago no CA de um SA. Que tipo de influências tem esse tipo de gente junto de CC?

10:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Afinal ...parece que, importante, nesta altura são os seguintes factos preocupantes:
1º-A manutenção e recondução dos CA,s (e respectivos boys)dos HHsa com todas as mordomias que lhes foram conferidas por LFP;
2º-A ausência de informação quanto à linha de rumo a seguir pelo MS;
3º-A desmotivação de muitos profissionais perante a passividade/permissividade que o MS tem vindo a manifestar, nomeadamente, quanto á manutenção/recondução dos CA,s dos HHsa, algumas delas verdadeiramente ilariantes como é o caso do «irmão do irmão...» (de que se fala em comentários anteriores)de cujo curriculo consta o ter sido chefe de armazém de um hospital da Mello Saúde,ser membro de uma distrital do PSD e uma licenciatura em linguas concluída, à menos de um ano, num Instituto qualquer da cidade...

Como diz um comentador anterior:«Só nos resta ser toupeiras....»

12:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nós passamos o tempo todo a lamentarmo-nos.
Durante o reinado do Luís Filipe Pereira amouxámos, calámos e lamentámo-nos.
Temos de alterar esta situação.
Temos de ir à luta.
a) . CC não deve reconduzir a maioria dos SA´s, sob pena de ter a nossa forte reacção.
b) - À falta de rumo e confusões do CC temos de contrapor as nossas criticas através da APAH, nos locais de trabalho, na imprensa local, na célula do partido. Denunciar os casos de compadrio e de injustiça.
Temos de vencer o nosso medo de exirtir e deixar de ser toupeiras.

2:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O RANKING DOS HOSPITAIS SA:
(Do surrealismo à indignação)



O Jornal de Notícias de 20 de Maio de 2005 publica o seguinte ranking dos HHsa, «baseado no indicador global de eficiência de cada unidade, juntando resultados económico-financeiros e operacionais»:
1º-H.S.Sebastião (Feira)
2º-H.D.Barcelos
3º-IPO Coimbra
4º-H.D.Vale do Sousa
5º-H.D.Viseu
6º-IPO Porto
7º-HD Guimaraes
8º-H.Santa Marta
9º-H.D.Leiria
10º-H.D.Aveiro
11º-C.H.Vila Real e Peso da Régua
12º-H.D. Almada
13º-H.D.Figueira da Foz
14º-H.D.Barreiro
15º-H.D. Famalicão
16º-H.D.Santarém
17º-H.D.Amarante
18º-H.D.Bragança
19º-H.S.Francisco Xavier
20º-H.Cova da Beira
21º-C.H.Alto Minho
22º-H.Pulido Valente
23º-IPO Lisboa
24º-C.H.Médio Tejo
25º-H.Santa Cruz
26º-U.L.S.Matosinhos
27º-H.Sto António
28º-H Egas Moniz
29º-H.D.Portimão
30º-H.D.Beja
31º-H.D.Beja


A)Como é possível comparar a casuística (a severidade da doença e os respectivos custos) p.e.do H de Barcelos ou do H.de Bragança com a de um dos IPO,s ou com a do H.Sto António?
B)Não foi o Sr.Ministro CC que disse, diversas vezes (recordo um debate televisivo com LFP)que os numeros dos HHsa não tinham correspondencia real?
C)Foi noticia recente a recondução(?)dos CA,s dos IPO,s de Coimbra e Porto e do H.do Barreiro.O critério divulgado para justificar essa escolha foi de que «seriam reconduzidas os CA,s das unidades com melhores resultados».Pergunta-se:
O H.do Barreiro está classificado em 14º, isto significa ser das unidades com melhores resultados?
Significa que os CA,s de todas as unidades classificadas acima de 14º serão reconduzidos?
Diz-se que o C.A. do H.Sto António (27ºdo ranking)também será reconduzido...será que é das unidades com melhores resultados?


Como alguns companheiros bloguistas têm feito sentir, não está fácil interpretar a maioria dos «sinais» relativos às intenções e atitudes deste MS.

Cumprimentos a todos.

4:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A classificação do Ranking não poderá ser considerado critério para apuramento dos CA a reconduzir.
A reconduções feitas por CC - IPO´s Porto e Coimbra e H Barreiro,SA tiveram por critério, seguramente, as influências de alcova.
Ninguém se pode admirar porque foi sempre assim. Amigo daqui, conhecido dalí, mesmo antes do LFP as nomeações para os hospitais foram sempre feitas por estes critérios de compadrio.

Nada a dizer da nomeação acertada do IPO Lisbos.
Outras semelhantes terão de se seguir. Senão haverá levantamento popular.
Vamos aguardar calmamente certos de que vai prevalecer o bom senso.

5:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se, como dizia Pedroto, em equipa que joga bem não se mexe porque razão acabaram os SA e passaram a EPE? Se o problema dos HH fossem só números-e como é fácil falseá-los!-mas não é. O nazismo também era eficaz (e até melhoraram muito a eficiência com a introdução de novos métodos «de gestão»)a queimar judeus nos fornos crematórios. E as pessoas? Como têm/estão a ser tratadas? Trabalhadores e utentes. No que se refere aos primeiros: perseguições. assédio moral, prateleiras, admissões indiscriminadas, nepóticas, arbitrária, partidarização completa dos lugares de direcção intermédia, etc.etc. Quanto aos segundos, a desnatação, que existe, sim, os doentes sem dinheiro e sem família que são mandados para casa (muitos de bem longe), em certo tipo de serviços e determinados hospitais,só para não ficarem a ocupar camas ao fim de semana. Com que insensibilidade. Que canais de informação tem CC? O que anda a fazer o PS? Terá o PS um fucnionamento institucional capoaz na área da Saúde? Cheira-me que não. Que aquilo são tudo um bando de carolas que mal se conhecem, não reunem, não discutem, não informam, não exigem políticas. Só lhes pedem as quotas e são convidados para ouvir, nunca para falar. Afinal, isto não é Política? Ou os militantes apenas servem para eleger os Ministros?

10:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Próximo passo escatológico: leitura do Manual do Guerrilheiro Urbano de Carlos Marighela. Há uma edição antiga da Assírio e Alvim.

10:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É evidente que se diz muita asneira...

Há também culpa de quem está a conduzir a política de saúde.
Muita indecisão, falta de rumo, muita trapalhada, algumas, poucas, medidas acertadas.
Por outro lado, estamos suspensos da conclusão dos relatórios encomendados.
As políticas adiadas até às autárquicas.
O relatório Constâncio atrasado.
Perante este cenário o pessoal impacienta-se.
Principalmente os AH que desejam recuperar várias posições perdidas no tempo do LFP recuperadas.
No final tudo será feito em prol do défice pelo que há que reduzir as expectactivas e esperar pelos sacrifícios.
Talvez esta seja a primeira maioria absoluta que não dá direito a regabofe.
Já será uma grande conquista.
Da democracia. Dirão os comentadores de serviço.
E se o Benfica se sagrar campeão da liga este fim de semana, o povo português verá aumentado, exponencialmente, a sua capacidade de sacrifício.

12:33 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home