sexta-feira, junho 17

Maior da Cantareira, SA

Ontem o Hospital Nossa Senhora do Rosário,SA do Barreiro, foi notícia por ter consignado cerca de 800 mil euros para distribuir em incentivos aos profissionais dos serviços que atingiram as metas fixadas no contrato-programa(link)
A decisão do CA do HNSR,SA suscitou de imediato forte polémica, uma vez que o modelo de incentivos parece não estar ainda aprovado oficialmente pelo MS. Por outro lado, os dirigentes sindicais saíram a reivindicar que as regras para premiar a produtividade, são matéria do acordo colectivo de trabalho (ACT) para os SA que ainda não está concluído. And last but not the least, houve quem contestasse a oportunidade do accionamento deste mecanismo, numa altura em que o Governo prepara a cativação de 5% dos orçamentos hospitalares como medida de combate ao défice (link)

Tudo espremido: as confusões do costume e o sistema de incentivos é para continuar.
A moral a tirar desta história é que todo este alarido traduziu-se, afinal, numa bem orquestrada operação de marketing da administração do HNSR,SA, recém reconduzida pelo ministro da saúde, António Correia de Campos. Efectivamente, ficámos todos a saber que este hospital foi a primeira unidade do SNS a atingir os objectivos fixadas nos contratos-programa negociados com a Unidade de Missão. Façanha que não é demais enaltecer, uma vez que, o HNSR,SA no ranking dos hospitais, no final de 2004, desceu duas posições relativamente ao ano anterior, ocupando um modesto 13.º lugar (que, pelos vistos, só dá sorte).

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isto é tudo um faz de conta.
Um hospital cheio de carências, com uma qualidade das prestações abaixo da média, com uma administração fortemente engajada com uma cor partidária, atitude que se reflecte na discriminação dos profissionais desta unidade.
Lembram-se do famoso caso do chefe de repartição, o senhor Orlindo, promovido a Director do Serviço de Gestão de doentes? Só no Hospital do Barreiro.
As razões profundas da recondução do Conselho de Administração só o Correia de Campos as saberá.

Esta história das metas tem também a ver com a competência e capacidade de liderança da Unidade de Missão durante o processo de negociação dos Contratos Programa.
Em terras de cegos ...

A recondução do Concelho de administração do Hospital do Barreiro foi uma lamentável decisão do ministro da saúde. Do ponto de vista político e de gestão.

12:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É curioso verificar que a operação de marketing parece consertada pelos HH SA que supostamente terão sido reconduzidos. Pergunto, terão mesmo sido reconduzidos? É que parece haver indícios de que até agora nenhum deles terá visto qualquer despacho escrito de recondução e andam a medo a fazer algumas coisas. A estratégia parece ser a de «forçar» a publicação dos referidos despachos que ainda ninguém viu, nem eles próprios. Daí o recato com que andam e o facto de nestes HH andar udo muito parado. Ou será também pela inércia do Ministério que não define orientações concretas nem diz para onde sequer caminhar?
Esperem para ver o que será se eles vierem a ser nomeados/reconduzidos para os EPEs!

12:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ontem, a maioria de nós percebeu que se tratou, mais uma vez de uma estratégia de marketing consertada por alguns dos CA,s dos HHsa que se diz terem sido reconduzidos por CC.
Esses CA,s, enquanto internamente estão quase literalmente parados (em alguns deles já se verificaram demissões de 2 ou mais elementos)externamente vão lançando estas «iscas» para, cada vez mais vincular o MS.
Todos iremos ver a confusão que vai ser caso os referidos CA,s não sejam reconduzidos!
Porque não podem ser, porque são politicamente engajados, porque foram nomeados por critérios politicos e porque os critérios da competencia não foram levados em conta-CC estará a guardar-nos uma surpresa que só peca por tardia.
Não fosse a falta de informação vinculada pelo MS esta panaceias encomendadas aos jornais não existiriam e estariamos todos aqui a discutir assuntos realmente importante para o Sistema de Saúde em Portugal.

1:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Segundo parece a recondução do CA do Barreiro é mesmo a valer:

Da Unidade de Missão que coordena os SA, foi garantido, ao JN, que não se trata de lucros, mas apenas de uma "verba prevista" para o efeito "no fecho de contas" do Hospital do Barreiro. Uma unidade cujos bons resultados (atingiu os objectivos fixados no contrato-programa) motivaram a recondução do Conselho de Administração que fora nomeado pelo anterior ministro da Saúde.
Jornal de Notícias 16.06.05.


Tudo leva a crer, ao contrário do que se diz na notícia do JN, que a recondução tem mais a ver com a construção/instalação da Unidade de Radioterapia.

2:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Faço votos para que os 800 mil inscritos no orçamento não seja para incentivar os camaradas do PSD.

3:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sou um daqueles que defende que o Governo só deve falar quando tem algo verdadeiramente importante para dizer. Mas a equipa da saúde anda tão calada que das duas uma: Ou não existe mesmo nada de importante para dizer porque verdadeiramente não andam a fazer nada de importante ou então estão a trabalhar como deve ser e sendo assim não se compreende o silêncio.As notícias que vão aparecendo sobre a saúde só têm a ver com demissões e nomeações. Depois da euforia inicial nunca mais se ouviu falar em medidas, estratégias etc. etc.
E já agora, alguém me sabe dizer onde posso encontrar o estudo que foi feito sobre os cuidados primários e que foi anunciado na semana passada?

4:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acho que a iniciativa deste marketing tem mais a ver com o Ministério da Saúde.
Há preocupação em fazer ver que a recondução do Conselho de Administração do Hospital do Barreiro foi uma boa decisão.

11:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os gestores do Hospital do Barreiro não estão incluídos na lista dos processos disciplinares recentemente ordenados por Correia de Campos ?

12:06 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home