(vDCJ)
"A DGS foi recentemente notificada da existência de um primeiro caso provável de variante da Doença de Creutzfeldt-Jakob, com evidência laboratorial."
Péssima notícia. Fazemos votos de que não se trate do primeiro caso de uma evitável grave epidemia.Vigilância da doença de Creutzfeldt-Jakob no Reino Unido Nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob
2 Comments:
É de esperar o surgimento de novos casos uma vez que Portugal foi dos países que registou um maior número de gado infectado.
Doença da Vaca Louca
A “Doença da Vaca Louca”, como é mais conhecida a nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob, foi descrita uma nova forma de encefalopatia espongiforme no gado bovino em 1986, na Inglaterra.
Os animais apresentavam sinais de ansiedade e comportamento agressivo, evoluindo então com ataxia (dificuldades da marcha) e emagrecimento. Depois, entre duas semanas e seis meses o animal morria.
Entre 1994 e 1997, também na Inglaterra, surgiram 22 casos de uma nova forma de encefalopatia espongiforme em humanos. Os indivíduos acometidos eram em média mais jovens do que aqueles com a Doença típica de Creutzfeldt-Jakob (29 anos em média) e, diferentemente desta, a nova encefalopatia começava com alterações psiquiátricas e neuro-sensitivas (parestesias e disestesias), evoluindo com dificuldades para a marcha (ataxia cerebelar) e demência progressiva em todos os casos. A evolução dessa nova doença até a morte foi, em média, de 14 meses.
As alterações anátomo-patológicas mostravam extensas placas amilóides no tecido cerebral, semelhantes à um tipo de encefalopatia da Nova Guiné, associada ao canibalismo. Era a nova forma, atípica, da Doença de Creutzfeldt-Jakob.
Enviar um comentário
<< Home