segunda-feira, agosto 22

PPP da Saúde

O primeiro ministro, José Sócrates, diz que o reforço dos equipamentos de saúde, particularmente das áreas metropolitanas, constitui uma das prioridades deste Governo.
José Sócrates anunciou o lançamento para Setembro deste ano do Concurso do novo Hospital de Vila Franca a construir em regime de Parceria Público Privado (PPP), na cerimónia de inauguração do Centro de Saúde da Póvoa de Santa Iria.
Os hospitais de Loures, Cascais, Universitário de Braga e Vila Franca fazem parte do pacote de HH (de um total de dez) a construir em regime de PPP (projecto, construção, financiamento e gestão), programado pelo anterior ministro da saúde, Luís Filipe Pereira.
A construção dos restantes HH PPP fica a aguardar um estudo de prioridades, encomendado pelo actual ministro da saúde, António Correia de Campos, que deverá estar concluído até ao final do ano.
Segundo José Sócrates este modelo de PPP constitui uma solução para corresponder de forma célere e com melhor qualidade às necessidades das populações.
Com melhor qualidade ?
Depressa e bem não faz ninguém..
Como é que o actual ministro da saúde, António Correia de Campos, dá continuidade a um projecto com o qual, aparentemente, não concorda e que, reconhecidamente, constitui uma solução arriscada, sem garantia de qualidade para as populações ?
Quando é que o actual ministro põe em campo a sua política de saúde. O que professor está a fazer em relação às PPP é seguir as pisadas de Luís Filipe Pereira dando de mão beijada a exploração de importantes HH do SNS à exploração privada.
O que nós esperávamos (e foi para isso que elegemos uma maioria) era que o actual ministro defendesse a continuidade e melhoria do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e não a sua privatização. Para isso já tínhamos o Luís Filipe Pereira que percebia melhor disso do que o professor.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Foi exactamente para reforçar o SNS que elegemos uma maioria...

Continuando assim...estão aí as autarquicas e as presidenciais para mostrar o catão vermelho a esta atitude...

3:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah, ah, ah, ah!

Caro Dr. Xavier,

Não tenha medo. Deve ser jovem e com um futuro pela frente!

Trabalhar nunca fez mal a ninguém!

Então, o V. Ícone CC, agora é acusado de não seguir a política que queria? Ou que gostava de praticar? Então, que está ele lá a fazer?

Então, até dizem que para isso (leia-se desagravamento do FARDO do endividamento) o Dr. Luís Filipe Pereira seria melhor?

Ah, ah, ah, ah!

Não tenham medo. Apesar da UE estar a explodir e dos fundos comunitários estarem a ACABAR, se Vocês trabalharem (como deve ser) ainda poderão andar....de metro daqui por alguns anos! Acham mau? Pois eu gosto de andar de metropolitano e "não me caiem os parentes na lama" (mas sei que faço parte das "abéculas" e não das Élites Esclarecidas!!!).

4:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O CENTRÃO (PS/ PSD) é pior do que o Mensalão!

4:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já se percebeu que a fobia deste sr. está relacionada com os meios de transporte...

4:29 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns Dr. Correia de Campos, pelo menos tenta fugir...das "sombras":

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=62&id_news=188893

Algarve: Estudo para construção de seis hospitais pronto este ano

O estudo sobre a construção dos seis novos hospitais portugueses será entregue ao Governo no final do ano pela Escola de Gestão do Porto, disse à Agência Lusa o presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve.



O trabalho abrange a construção dos hospitais do Algarve, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde/Póvoa do Varzim, Évora, Margem Sul e Lisboa (Hospital Todos os Santos).
«O Hospital Central do Algarve (HCA) está numa situação privilegiada no que diz respeito aos restantes cinco, que pelo que sei estão em situações de avaliação diferentes», disse à Lusa Rui Lourenço.

A existência de um terreno - no Parque das Cidades, junto ao Estádio do Algarve - de uma proposta de cedência de acordo de superfície e a candidatura da Universidade do Algarve para abrir uma Faculdade de Medicina poderão ser factores benéficos para o HCA, assinalou o presidente da ARS do Algarve.

Rui Lourenço reuniu quinta-feira com representantes da Escola de Gestão do Porto, a instituição convidada recentemente pelo ministro da Saúde, António Correia de Campos, a liderar o estudo sobre a construção dos seis novos hospitais portugueses.

No encontro também participaram o reitor da Universidade do Algarve, Adriano Pimpão, e Jorge Abreu Simões, o representante das Parcerias Saúde (unidade de missão do Ministério que trata os processos de parceria público-privado).

No estudo a apresentar ao Governo no final do ano constará a prioridade, por ordem hierárquica, da construção dos seis novos hospitais, assim como as várias «valências», «localizações» e formas de gestão das futuras unidades de Saúde«, indica num comunicado da ARS enviado à Lusa.

Diário Digital / Lusa

22-08-2005 20:35:00

12:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

A propósito, alguèm conhece alguma Carta de Serviços de Saúde, que defina que e quantos serviços de saúde deve haver numa determinada Região e/ou área de saúde (incluindo serviços públicos e privados)e especifique qual o modo de coordenação e articulação entre todos eles? Ou continuamos a fazer uma gestão casuística dos equipamentos de saúde?

2:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

"gestão casuística dos equipamentos de saúde?"

Gestão: palavra banida dos vocabulários portugueses, desde há muitos anos.

Nota: quem a utilizar, na prática ou na teoria, tem que emigrar.

3:03 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olhe que não, olhe que não...

3:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home