Pórtugal Saloio
"Os milhares de hectares que consomem na pira nacional, o país incendiado, são o retrato fiel deste rectângulo saloio e leviano que correu para uma litorização caótica e disforme, que engordou o porco de barro com os eucaliptos precoces, que desprezou a agricultura para se dedicar ao subsídio.
Portugal transformou-se numa estepe árida, cheia de patos-bravos, lebres de corrida, pavões, galos de capoeira e frangos de aviário. O país varado com a Caixa Geral de Depósitos enquanto Sócrates caça bicharada com flash."
Joana Amaral Dias - Diário de Notícias, 09-08-05
Portugal transformou-se numa estepe árida, cheia de patos-bravos, lebres de corrida, pavões, galos de capoeira e frangos de aviário. O país varado com a Caixa Geral de Depósitos enquanto Sócrates caça bicharada com flash."
Joana Amaral Dias - Diário de Notícias, 09-08-05
5 Comments:
Isto dos fogos tornou-se um maná para as empresas que alugam os helicópteros e para a guerra de audiências dos canais televisivos.
Portugal é o país com menor sucesso no combate aos incêndios florestais. Enquanto todos os países da Europa do Sul - que inclui ainda Espanha, França, Grécia e Itália - tiveram em 2004 um total de área ardida inferior à média dos últimos 25 anos, Portugal foi o único Estado membro onde o fogo consumiu mais floresta do que a média anual desde 1980.
Relativamente a 2004, a área ardida em Portugal corresponde a 37% do total dos cinco países (com a Espanha a ter 39%, Itália 17%, França 4% e Grécia 3%), mas o nosso País teve maior número de fogos 41% do total, seguida por Espanha (40%), Itália (12%), França (4%) e Grécia (3%).
Dados do relatório da Comissão Europeia (CE) sobre fogos florestais.
DN 10.08.05
Parque Natural da Serra da Estrela- 10% da área ardida.
Apesar da extensão dos incêndios em áreas protegidas este ano, nem o presidente do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), nem nenhum membro do Governo da área do Ambiente visitaram zonas atingidas.
Essa de caçar bicharada com o flash tem piada!
Se tivessemos o Herman de há uns anos atrás aí tínhamos mais um cromo para as rábulas semanais.
Temos a sensação de que Sócrates, que se tinha imposto pela determinação do seu estilo, perdeu o rumo à governação. Voltou aos erros tradicionais do PS - como o Sporting às falhas que Peseiro parece não saber eliminar.
Convém aprender com a placidez dos animais. Regresse, José Sócrates, diagnostique os erros cometidos, faça uma análise das medidas a tomar, e não ande a reboque do Partido. Recupere a imagem de firmeza que começou por dar ao país. O país é isso que espera. Os principais adversários não são os frágeis Castro e Marques Mendes, mas os ursos adormecidos do PS
JEPrado Coelho JP 14.08.05
Enviar um comentário
<< Home