Cultura de Gestão SA
A Inspecção Geral de Finanças (IGF) analisou as contas de quatro hospitais SA e concluiu que a cultura de gestão “não se encontra norteada pelo estabelecimento de objectivos quantificados e partilhados pelos responsáveis das diversas áreas funcionais, fazendo com que o processo de acompanhamento e controlo da gestão seja meramente formal, sem preocupação de análise e explicação dos objectivos previamente traçados."
Jornal de Negócios n.º 595 (pag. 33), 21.09.05
1 Comments:
Ainda não li a notícia do Jornal de Negócios mas...
O que sei é que no meu hospital em 2003, 2004 e 2005/1º semestre)houve reuniões mesnais com todos os responsáveis de serviços (directores, chefes, coordenadores, etc) e reuniões quinzenais com os directores das áreas clínicas (médicas e de diagnóstico e terapeutica). E houve um grande envolvimento dos profissionais na definição de objectivos. As dificuldades na participação dos dirigentes na tomada de decisões não se fizeram sentir (apesar da cultura anterior de total ausência de participação).
Não é fácil numa organização onde os próprios directores de serviços permanecem 4 a 5 horas no local de trabalho, e mesmo nessas ocupados nos actos médicos, conseguir-se uma forte participação e empenho na gestão. Alguns deles (felizmente poucos) estão até mais preocupados com os doentes das suas clínicas particulares. E sempre que podem "escapam-se". E trabalhar em dois ou três "empregos" cria invitável desgaste onde o serviço público é o mais atingido.
Era esta realidade que estava em processo de mudança que foi claramente interrompido nos últimos meses. Daquilo que hoje observo os Conselhos de Gestão andam hoje pura e simplesmente à deriva. Um pouco à procura de orientações estratégicas para o sector que, por enquanto não passam do papel ou talvez nem isso.
As reuniões sistemáticas neste hospital desapareceram. Os dirigentes passaram a gerir as suas "quintas". Hoje cada um procura que nada mude para não ter problemas (porque a mudança exige trabalho!). Enfim é uma alegria.
Enviar um comentário
<< Home