segunda-feira, outubro 31

Hospitais SA, dão prejuízo

439.3 Milhões de Euros

Segundo o DE (31.10.05), o défice acumulado dos Hospitais SA deverá atingir no final deste ano 439,3 milhões de euros .
Este prejuízo acumulado ao longo de quatro anos de actividade fez reduzir os capitais próprios dos HHSA de 900 para 461 milhões de euros (não há-de a Eurostat ter dúvidas sobre as contas dos hospitais SA).


Como as coisas estão a correr mal e tarde ou nunca se endireitarão, Luís Pedroso de Lima pretende alterar as regras de jogo para salvar da falência o projecto SA .
Para conseguir este objectivo nada melhor do que rever o modelo de financiamento dos hospitais SA.
E vai daí, há que tentar melhorar as linhas de financiamento. Quer dizer, Luís Pedroso de Lima pretende que o Estado passe a pagar mais pela mesma produção, permitindo assim aos HHSA realizar melhores receitas sem alteração significativa de custos.
SaudeSA entende que a resolução do crise SA deve passar pela tomada de outras decisões: Substituição do encarregado da Unidade de Missão, Luís Pedroso de Lima (para credibilizar o processo de empresarialização dos hospitais do SNS) e dos gestores que Luís Filipe Pereira nomeou por esse país fora, oriundos dos mais diversos ramos de actividade, todos com uma característica comum : Não perceberem patavina de gestão hospitalar.

8 Comments:

Blogger ricardo said...

Correia de Campos ao manter a gente de Luís Filipe Pereira à frente da Unidade de Missão e dos Hospitais SA está a comprometer o avanço do processo de empresariaslização dos hospitais do SNS.

As dificuldades sentidas por todos os que estão no terreno são evidentes.
E de quem é a culpa ?
Do pessoal hospitalar, pois claro.
È esclerecedor o comentário dessa ave rara que ultimamente tem asilado aqui SaudeSA, que dá pelo nome de Tonito SA, segundo o qual as dificuldades de gestão que actualmente se sentem nos hospitais se devem ao boicote do pessoal hospitalar.

O que se passa é que há falta de liderança do processo de empresarialização.

Manter à frente da Unidade de Missão o Luís Pedroso de Lima é um erro crasso.
Primeiro porque este responsável só tem feito asneiras como aquela de instruir as administrações dos hospitais SA para procederem ao pagamento das dívidas acumuladas aops fornecedores de medicamentos com recurso ao capital social dos hospitais.
Como é possível que os contratos programa dos Hospitais SA referentes ao exercício do corrente ano ainda não tenham sido assinados ?
Como é possível que o orçamento previsional com um resultado positivo de 82 milhões feito em Janeiro de 2005 seja revisto em Outubro do mesmo ano com um prejuízo de 110 milhões de euros.

Tal como o Xavier escreve o processo de empresarialização só poderá ser credibilizado se a liderança da Unidade de Missão dos Hospitais SA for entregue a alguém de confiança do ministro da Saúde.

12:26 da manhã  
Blogger Clara said...

Quer toda esta trapalhada SA dizer que 50% dos Capitais dos Hospitais SA já lá vai.
Era esta a estratégia do LFP. Mais uns exercícios e tínhamos os HHSA cada vez mais endividados a recorrer à banca. E, finalmente a transitarem naturalmente para a propriedade privada.

Esteve bem o ministro Correia de Campos em decidir a passagem destes hospitais a EPE.
Demonstra um maior interesse do Estado em continuar a controlar a rede pública de hospitais do SNS.
Mas não chega.
O presidente da Unidade de Missão é o responsável máximo da empresarialização dos HH do SNS.
E com este presidente da UM não vamos lá.

11:00 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Qualquer simples trabalhador rural tem certamente mais e melhores ideias do que algum(ns) pseudo AH (?).
Mas acima de tudo tem DE CERTEZA MAIS E MELHOR EDUCAÇÃO. PELO RESPEITO QUE OS COMENTADORES SÉRIOS E HONESTOS E PARTICULARMENTE O XAVIER, E PELO RESPEITO QUE DEVO A MIM PRÓPRIO, NÃO RESPONDO A PATETICES.
E de patetas está o Inferno cheio.
Ps.: Xavier, porque rezão de vez em quando fica bloqueada a inserção de comentários. E parece-me que não é para todos. Se assim não é, se eventualmente não estou a ver bem o problema, peço desculpa. Mas, como exemplo cito o Post "Contas Hospitais SA" desta terça-feira.

12:29 da manhã  
Blogger xavier said...

Estou cansado de fazer avisos sobre o despropósito e agressividade de alguns comentários.
Tenho ponderado muito sobre a manutenção da caixa de comentários.

As conclusões do balanço efectuado faz-me lembrar o que se passa com os medicamentos:
Fazem bem, mas têm contra indicações que fazem mal e por vezes matam.

Chegou a altura de pôr termo às agressões. Comentários despropositados. Ignorem-se reciprocamente e invistam nos temas.

Por mais de uma vez tem vindo a lume o problema da eliminação de comentários e das dificuldades de acesso aos comentários.
Sobre esta matéria o que temos a dizer é o seguinte:
- não eliminamos comentários;
- Modificámos as condições de acesso à caixa de comentários que são já sobejamente conhecidas de todos;
- A blogger presta um excelente serviço mas não isento de falhas. Quem anda nestas andanças sabe que, por vezes, temos imensas dificuldades em aceder ao site, em postar ou na execução de outras operações.
A qualidade do serviço varia muito de dia para dia e está sujeita a complicadas operações de manutenção.

Tudo isto para dizer:
Quando tomarmos alguma decisão quanto a restrições ou ao encerramento da caixa de comentários nós daremos conta com clareza da nossa decisão.

Não escondemos que nos desagradam sobremaneira determinados comentários.
Não por criticarem isto ou aquilo. Contestarem ou dizerem mal dos Administradores Hospitalares.
Por defenderem posições políticas muito diferentes das nossas.
Tudo está em discussão.
Todos, sem excepção, devem ter acesso à discussão.

O que nos desagrada é a falta de nível, qualidade, bom gosto, oportunidade de determinados comentários.
Detestamos as agressões pessoais.
Sabemos que enquanto as regras do jogo forem estas temos de aceitar e não discriminar comentadores ou comentários por quaisquer razões.

Vamos, no entanto, continuar atentos a ver se vale a pena.

Um abraço para todos os comentadores da SaudeSA.
Sem a colaboração dos comentadores não se justificará a continuação da SaudeSA.

P.S. Gostaríamos de intervir mais nos comentários, replicar aos comentadores.
Não sei como é que os outros fazem.
Acontece que connosco nem sempre temos tempo.

1:11 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Caro Xavier,
Antes de mais agradeço o seu esclarecimento. Julgo ser notório que tenho procurado centrar as minhas intervenções na análise e exposição dos meus pontos de vista. Umas vezes concordando e outras discordando. Procuro em geral trazer ao blogg aspectos da minha experiência de vida e profissional. Tenho expresso a minha discordância sobretudo quanto à desejada exclusividade dos AH's na gestão dos HH. Não deixei já de reconhecer, sem qualquer reserva mental, que há AH's cuja capacidade e competência são de elevado nível, mas não deixarei, sempre, de defender que outros quadros técnicos podem e devem ser chamados a funções de gestão ou meramente técnicas nos HH e noputras instituições do sector da Saúde. Tenho-o feito com o respeito que todos me merecem mas, que diabo, não sou masoquista e acho que também não sou estúpido. E, sem pretenciosismo, acho que tenho experiência profissional e conhecimentos académicos e técnicos que me permitem TER OPINIÃO. A minha carreira profissional fala por si.
Há quem enverede pelo insulto (acobardando-se numa página de internet e no anonimato) e parece-me que o meu esforço de contenção tem sido notório. Assim continuarei. Mas há quem pense que por ser AH tudo lhe é permitido (?) e, não sendo capaz de debater ideias, a sua função tem sido claramente a de procurar provocar e apelar "à censura selectiva do administrador do blogg".
Aqui virei pois com total transparência expor o que penso. Sem sofismas e respeitando AS PESSOAS, quaisquer que sejam as divergências de pontos de vista sobre os temas em discussão.
Retribuo o abraço.

1:46 da manhã  
Blogger xavier said...

Faltou-me referir um ponto:
Não conheço, pessoalmente, nenhum dos habituais comentadores do SaudeSA.

Nunca falei com nenhum dos habituais comentadores. Administradores Hospitalares ou não.

Tenho palpites sobre a identidade de alguns com base dos IPs dos PC donde emitem os comentários.

Reitero o meu pedido de Paz, não agressões pessoai, argumentação fundamentada e construtiva.
Temos muita responsabilidades pois já muita gente consulta o SaudeSA: principalmente jornalistas e Estudantes.
Que o nosso exemplo sirva para alguma coisa.
Uma vez mais agradeço a todos os comentadores a colaboração prestada.

9:18 da manhã  
Blogger xavier said...

Detectei agora que os dois primeiros posts estão sem acesso à caixa de comentários.
Vou ver o que se passa.

9:21 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Bom dia Xavier
Defacto foi mais uma vez essa falta de acesso que me levou a colocar a questão. Eu, durante terça-feira, nunca consegui aceder Contas hospitais SA e verifiquei que outros o conseguiram já depois das minhas tentativas. Está para mim claro que "não houve censura".

9:42 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home