domingo, dezembro 18

Florida Benchmarking

O presidente da Siemens, Carlos Melo Ribeiro, em entrevista ao Economia & Internacional, defende que devemos copiar a Florida .
ExpressoO que é que propõe para a área da saúde ?
CMR – A saúde é um vector estratégico para a Siemens. E é por onde passa a nossa visão do país. Na nossa opinião devíamos copiar o modelo da Florida. Este estado norte americano tem bom clima e especializou-se no turismo de valor acrescentado: entretenimento (Disney) e em congressos. Dinamizou o sector das segundas habitações para seniores. Daí resultou o aparecimento dos centros médicos. Portugal também tem sol mas tem falta de estratégia de turismo e locais com valor acrescentado (por exemplo o Algarve não tem centro de congressos para mais de 500 pessoas). Com o aumento da longevidade, portugal devia apostar nas áreas biomédicas e em unidades hospitalares de qualidade para atrair os seniores do Norte da Europa.
Em suma, o país devia antecipar o ciclo da biomedicina que vai dominar a economia.
Pelo nosso lado, vamos avançar com a Fundação Gulbenkian com um curso PhD de topo a nível mundial em biologia computacional. Esta iniciativa vai colocar físicos e matemáticos a estudar os movimentos das células para descobrir padrões que podem ter grande impacto na detecção precoce do cancro.
ExpressoHouve um passo atrás na faculdade de medicina em Viseu ?
CMR – Há um compasso de espera porque o processo foi politizado. Mas a ideia não foi abandonada.
Entretanto vamos desenvolver e testar em Portugal aplicações informáticas hospitalares inovadoras com controlo de custos (os já famosos coquepites da engenheira Isabel Vaz da ESS).
semanário expresso n.º 1729 de 17.12.05
Será que Portugal tem água suficiente para regar tantos campos de Golfe !

1 Comments:

Blogger ricardo said...

Esta é também a visão do Belmiro de Azevedo, fazer deste pedaço à beira-mar plantado um paraíso para a terceira idade endinheirada.

5:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home