quarta-feira, janeiro 11

USFs

Centro Saúde da Ribeira

O coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários, Luís Pisco, apresenta amanhã (12.01.06) numa sessão pública com a presença do ministro da Saúde, António Correia de Campos, o programa de acção a desenvolver para a recentragem do sistema de saúde português nos cuidados de saúde primários.
Cabe a esta Missão proceder, prioritariamente, à reconfiguração e autonomia dos Centros de Saúde, implementação de Unidades de Saúde Familiar (USF) e Implementação de Unidades Locais de Saúde (ULS), para o que terá de dinamizar a criação de um conjunto de instrumentos legais e operacionais destinados à prossecução destes objectivos.
Neste mesmo dia será lançado o processo de abertura de candidaturas para a gestão das USF. A gestão destas unidades de saúde por entidades privadas carece ainda de legislação especial que será criada até junho deste ano. Segundo Luís Pisco, as USF terão de três a oito médicos, uma equipa de enfermeiros e administrativos para o atendimento de quatro mil a 18 mil utentes. O objectivo traçado para este ano é arrancar com cem USF, cerca 30% do total da rede de cuidados primários.
Nas USF a remuneração do pessoal médico é efectuada por capitação, ponderada em função do tipo de atendimento. Por exemplo, o cálculo da capitação para o atendimento de idosos e crianças (necessitam de mais cuidados) é duas e 1,5 vezes superiores, respectivamente.
Estamos perante a grande medida estruturante da política de saúde de CC. Luís Pisco e a sua equipa dão boas garantias de levar esta pesada nau a bom porto.

1 Comments:

Blogger Clara said...

É a grande esperança para o desenvolvimento de uma nova política de Saúde.

Grandes dificuldades:
A reacção à inovação por parte do pessoal habituado aos esquemas antigos.

Planeamento das instalações que parece não estar ainda feito.

A frustação dos utentes, cuja expectativa eram os grandes Centros de Saúde apalaçados como o de Braga.

Dúvidas quanto â eficácia do sistema de remuneração em termos de aumento da produtividade.

11:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home