Publicidade à Americana
kate moss
O mercado de publicidade dos medicamentos nos EUA movimenta cerca de 3-4 biliões de USD anuais. Um mercado, com as devidas proporções, muito apetecível para os nossos media e que, por conseguinte, vale a pena forçar.
Vamos esperar com expectativa as alterações à lei da publicidade dos medicamentos que CC pretende efectuar.
Segundo o DE as «alterações legislativas que o Governo está para apresentar podem ter implicações ao nível da lei da publicidade, que regula a informação pública sobre medicamentos»link
Como se sabe a publicidade de medicamentos de receita obrigatória junto do público é proibida (artigo 2º do decreto-lei Nº100/94). É que a promoção do consumo destes produtos junto do público consumidor pode acarretar graves consequências para a saúde dos cidadãos. O novo estatuto do medicamento vem aperfeiçoar o regime constante do Decreto-Lei n.º 100/94 de 19 de Abril.
Há quem não esteja satisfeito com este estado de coisas e tente a sua sorte.
André Macedo escreve no DE (n.º 3869 de 21 Abril 2006), as seguintes enormidades:
«Ninguém pode achar, seriamente, que a publicidade aos medicamentos é perigosa. Seria como dizer que a publicidade aos automóveis também o é. Para conduzir é preciso ter carta. Para comprar alguns medicamentos também é essencial ter a receita médica passada por um médico. O que a publicidade faz é aumentar a informação disponível junto do público. Em vez de estar apenas nas mãos de alguns poucos iluminados abençoados pelo Estado, a informação passaria a circular abertamente, controlada pelos reguladores da publicidade e da Saúde.»link
Há quem não esteja satisfeito com este estado de coisas e tente a sua sorte.
André Macedo escreve no DE (n.º 3869 de 21 Abril 2006), as seguintes enormidades:
«Ninguém pode achar, seriamente, que a publicidade aos medicamentos é perigosa. Seria como dizer que a publicidade aos automóveis também o é. Para conduzir é preciso ter carta. Para comprar alguns medicamentos também é essencial ter a receita médica passada por um médico. O que a publicidade faz é aumentar a informação disponível junto do público. Em vez de estar apenas nas mãos de alguns poucos iluminados abençoados pelo Estado, a informação passaria a circular abertamente, controlada pelos reguladores da publicidade e da Saúde.»link
O mercado de publicidade dos medicamentos nos EUA movimenta cerca de 3-4 biliões de USD anuais. Um mercado, com as devidas proporções, muito apetecível para os nossos media e que, por conseguinte, vale a pena forçar.
Vamos esperar com expectativa as alterações à lei da publicidade dos medicamentos que CC pretende efectuar.
3 Comments:
CC não pretende alterar nada!
Isto são apenas e só manobras de distracção, fumaça, que pretendem disfarçar a sua inoperância e incompetência.
Não vale a pena "gastar o nosso latim" a comentar o que CC vai ou não vai fazer.
Concentremo-nos nos factos.
Não hà almoços grátis!!!,
Assim como certas empresas tendem a criar o seu próprio mercado, quer na Industria Farmaceutica quer nos média!!! é o mercado a funcionar no seu verdadeiro explendor; ...
passo a citar
"There's a lot of money to be made from telling healthy people they're sick. Some forms of medicalising ordinary life may now be better described as disease mongering: widening the boundaries of treatable illness in order to expand markets for those who sell and deliver treatments." This insightful comment is one of many from "Selling Sickness: The Pharmaceutical Industry and Disease Mongering."
Fonte:
http://bmj.bmjjournals.com/cgi/content/full/324/7342/886
"
• "DTC advertising is an important, but not the primary, driver of growth
prescription drug spending. However, DTC advertising produces
return for the pharmaceutical industry: every additional $1 the industry on DTC advertising in 2000 yielded an additional $4.20 in sales.”
Fonte: Impact of Direct-to-Consumer Advertising on Prescription Drug Spending
Relatorio elaborado por
The Kaiser Family Foundation is an independent, national health philanthropy dedicated to providinginformation and analysis on health issues to policymakers, the media, and the general public.
Cumprimentos
Eduardo Faustino
Ao EF, agradeço estas e outras ajudas.
Um abraço.
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