Satisfação dos utentes do SNS
Os utentes reclamam cada vez mais da prestação dos nossos hospitais.
A IGS diz que tal se deve em parte à "mediatização crescente das temáticas relacionadas com a Saúde, aliada à maior participação do cidadão". Porque não admitir que não há maneira de a qualidade das prestações dos nossos HH melhorar link
Segundo o inquérito da IGS, efectuado aos 87 hospitais do SNS, o número total de reclamações dos utentes, em 2005 relativamente a 2004, cresceu 12,2% (10,3% em 04/03). A taxa de reclamações (n.º reclamações/ n.ºatendimentos) dos utentes dos hospitais do SNS, referente ao ano de 2005, foi de 0,10% .
Segundo o inquérito da IGS, efectuado aos 87 hospitais do SNS, o número total de reclamações dos utentes, em 2005 relativamente a 2004, cresceu 12,2% (10,3% em 04/03). A taxa de reclamações (n.º reclamações/ n.ºatendimentos) dos utentes dos hospitais do SNS, referente ao ano de 2005, foi de 0,10% .
De que reclamam os utentes do SNS ?
Reclamam mais das Consultas Externas e das Urgências. Reclamam mais do pessoal médico.
Os hospitais que apresentam taxas mais elevadas de reclamações são os Hospitais Garcia de Orta, S.A. (0,22%), São Francisco Xavier, S.A. (0,21%) e Professor Doutor Fernando da Fonseca (Amadora Sintra)(0,20%),
Como não podia deixar de ser, o inquérito da IGS também conclui que o pessoal médico é o grupo profissional mais censurado e elogiado pelos reclamantes do SNS .
Como não podia deixar de ser, o inquérito da IGS também conclui que o pessoal médico é o grupo profissional mais censurado e elogiado pelos reclamantes do SNS .
3 Comments:
Xavier,
Começo por dizer-lhe que considero este um importante tema para melhor "conhecermos" o SNS e por isso, obrigado por mais esta escolha.
Depois, registe-se a divulgação pública (via net) deste relatório, tornando a informação acessível a generalidade dos cidadãos e particularmente aos que mais interesses tenham nestas matérias.
Não li o relatório, mas num relance parece-me conter informação valiosa.
Deixo apenas breves notas:
1. Seria de se dar destaque aos três HH com menos reclamações, por comparação com os três com mais reclamações;
2. Não sei se consta do relatório alguma referência à "acessibilidade" aos livros de reclamações, mas a maior ou menor facilidade de acesso, pode influenciar o número de reclamações;
3. Será interessante tentar encontrar explicações para o aumento do número das reclamações 2004/2003 e 2005/2004;
4. Uma pequena correcção - a taxa foi de 0,10% e não 10% como por lapso está indicada no post.
Xavier,
Não me leve a mal...mas penso que por lapso, terá saído IPS e devia ser IGS.
Caro tonitosa, agradço a ajuda.
Um abraço
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