segunda-feira, agosto 14

Preço dos medicamentos













Octávio Teixeira hoje no DN link

"(...) Exigindo-se, é certo, a maior eficiência no SNS, pois o princípio essencial deve ser o de promover a crescente melhoria na prestação dos cuidados de saúde ao mais baixo custo. O que impõe racionalização, aproveitamento cabal dos equipamentos existentes, nomeadamente no âmbito dos meios de diagnóstico (fonte de enormes lucros para o sector privado), etc.

E exige igualmente uma orientação decidida para travar o aumento galopante do preço dos medicamentos.

Apesar de os portugueses serem os cidadãos da UE que mais pagam pelos medicamentos, a respectiva factura é cerca de 30% dos custos do SNS! Porque Portugal é um dos países da União Europeia em que o preço a que os laboratórios farmacêuticos colocam os medicamentos no mercado é mais elevado (em Espanha muitos medicamentos custam metade do que em Portugal). Porque não impõe o Governo o cumprimento da lei que obriga a indústria farmacêutica a colocar os medicamentos no nosso país ao preço mais baixo dos que praticam em França, na Itália, em Espanha e (agora) na Grécia?"

nota: Determinação do preço dos medicamentos: preço médio e não o preço mais baixo.

Em Portugal a despesa 'per capita' em saúde situa-se bastante abaixo da despesa 'per capita' média dos países da OCDE, enquanto que a despesa 'per capita' com medicamentos, é bastante superior à média dos países da OCDE. Isto quer dizer, que os laboratórios em Portugal fartaram-se de ganhar dinheiro nos últimos anos, justificando-se, numa situação de crise financeira como a que atravessamos, a tomada de medidas do Governo como a de abaixamento geral de 6% do preço dos medicamentos.

1 Comments:

Blogger xavier said...

Estou a tentar postar o primeiro texto from das profundezas do Alentejo.
Está difícil.

O Kanguru express faz o que pode.

Vamos continuar a tentar até a sorte acontecer.

10:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home