Política do Medicamento
Para fornecedores a quem o Estado demora mais que 7 meses a pagar, os 1,5% da ANF são mais baratos que o factoring às taxas em vigor no mercado. Além disso, estes 1,5% não dependem dos humores do Banco Central Europeu. Ou seja, e tomando como verdadeiras as notícias que têm saído nos últimos dias, seria do melhor interesse da IF passar a ser cliente da ANF! Antes da criação da Finanfarma, isso não era possível. Agora que a ANF juntou ao seu know-how jurídico de boa cobradora do Estado os serviços especializados de uma sociedade bancária virada para operações de factoring, pode-se dizer que entrou um novo player na relação entre os Estado e os seus fornecedores (pelo menos na área da Saúde).
Ou seja, na ânsia de enxotar a ANF, CC acabou por criar a oportunidade para esta associação entrar ainda mais para dentro do seu Ministério!
Será que CC será um dia conhecido como o Ministro que acordou o Monstro? Aguardemos pelos novos episódios desta divertida novela...!
Vladimiro jorge silva
Ou seja, na ânsia de enxotar a ANF, CC acabou por criar a oportunidade para esta associação entrar ainda mais para dentro do seu Ministério!
Será que CC será um dia conhecido como o Ministro que acordou o Monstro? Aguardemos pelos novos episódios desta divertida novela...!
Vladimiro jorge silva
CC nas farmácias e Bush no Iraque: a mesma clarividência estratégica.
guidobaldo
3 Comments:
Nosso Caro Ministro da Saúde,
Mais uma vez venho agradecer publicamente a V.Ex.a o tratamento privilegiado que concede às Farmácias, ao criar um fundo de pagamentos específico que muitos nos honra. Certamente em reconhecimento do esforço e do contributo financeiro das Farmácias para combater o défice do SNS, através da baixa dos preços de 6% dos produtos que comercializam em 2 anos consecutivos e das margem bruta de 20% para 19,25% e agora para 18,25%.
Do trabalho voluntário de trocar milhões de seringas, do abdicar completo das margens dos produtos para diabéticos, da participação voluntária em programas de cuidados farmacêuticos, com evidentes ganhos para a saúde pública.
Devo portanto agradecer de forma redundante os seguintes factos:
1-Ter criado um fundo especial de pagamento atempado às Farmácias por parte do MS; que veio permitir agradecer os factos descritos em 3 e 4.
2-A Melhoria do acesso aos medicamentos que durante o seu mandato já se traduziu na abertura de 0 novas Farmácias e 300 e tal Locais de venda de MNSRM ;
3-A hipótese que nos é dada de cortar as correntes que nos prendem a essa organização tenebrosa, antipatriótica e anti-social chamada ANF; esta que de acordo com opinião publica e publicada (e até de alguns colegas do blogue) só nos parasita, “hidromina”, nos pressiona e ameaça constantemente para lhes passar umas procurações escabrosas de cedência de créditos e outras prerrogativas que tais...
4- O reforço da capacidade financeira da tesouraria da nossos humildes estabelecimentos, por antecipação do prazo médio de recebimentos em cerca de 15 dias, (se considerarmos o balanço total) ou 30 dias se considerarmos os recebimentos de créditos de clientes, que se traduzirá num cash-flow positivo de reforço á tesouraria de mais 30 000 a 50 000 Euros em média por Farmácia.
Mas apesar de não ter mínima dúvida que o seu e os outros governos que se lhe seguirão, irão pagar a 30 dias às Farmácias e a manter os prazos médios de pagamentos aos outros fornecedores nos habituais 6 a 9 meses;
Os meus colegas desconfiam, eu não!!! (Afinal ainda acredito no Pai Natal!)Mas por uma questão de solidariedade informo que alinho pela posição da maioria. Apesar das suas promessas “Premonitus Premunitus!” (mais vale prevenir que remediar) fizemos uma “Vaquinha” para pagar aos melhores advogados cá do burgo, mais informo que já passamos as respectivas procurações, porque sem os prazos do acordo que V Ex.a revogou, valem os juros de mora legais..., e os prazos de pagamento da lei geral são os 30 dias a partir do fornecimento dos produtos... Tal como fazemos com o pagamento dos nossos impostos Dura Lex -Sed Lex!!!
Um abraço do seu admirador,
Eduardo Faustino
Farmacêutico de Oficina
O regresso de Eduardo Faustino merce o meu sincero apreço e aplauso. E este texto é bem a expressão da hipocrisia do MS quanto aos pagamentos às farmácias.
Um abraço ao EF
Seja bem-regressado Eduardo.
Um Abraço.
Enviar um comentário
<< Home