sábado, fevereiro 24

Melhorar a qualidade /Poupar ao Estado


A unidade Setentrional de Saúde A link engloba os Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente e os Centros de Saúde de Alvalade, Benfica, Loures, Lumiar, Odivelas e Pontinha. Esta unidade tem funcionado em termos de comunicação e articulação. Esta comunicação e articulação tem sido feita sobretudo a nível dos médicos hospitalares/clínicos gerais. No entanto, com a nova administração do Hospital de Santa Maria, há quase dois anos que se formalizaram as reuniões mensais com os directores dos Centros de Saúde, com gestores hospitalares e com enfermeiros. O contacto e articulação parece poder estender-se a outras profissões e áreas. Tal ficou demonstrado nas Jornadas “ Comunicar e Articular” realizadas a 19 e 20 de Janeiro na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Podemos pois dizer que:

Consultas – é a articulação que mais avança com benefício para os utentes e menos gastos em termos de circuitos visto, que as triagens da especialidade são feitas nos centros, com redução muito significativa das consultas hospitalares

Cuidados continuados e paliativos – é uma articulação que se inicia agora, fruto de grupo de trabalho conjunto, ao qual levou a legislação respectiva (Novembro de 2006).
Funciona bem nos cuidados ao domicílio da cirurgia Vascular do H. Pulido Valente. Estão a ter dificuldades por obstrução burocrática nas primeiras tentativas de internamento de retaguarda do Hospital de Santa Maria.

Urgências – a articulação praticamente não existe. Tudo está dependente da nova rede e da eventual, possível articulação das UBU`S (unidade básicas de urgência) com o hospital. A retenção do doente menos graves (eventualmente azuis e verdes da escala de Manchester) nas UBU`S seria de grande poupança.

Meios auxiliares de diagnóstico
Pode aqui situar-se a maior poupança da Unidade Setentrional. Os laboratórios do Hospital de Santa Maria são de indiscutível qualidade na hematologia, bioquímica, bacteriologia e anatomia patológica. Até aqui o Hospital era responsável pelos exames de anatomia patológica dos utentes dos centros, nomeadamente em relação às citologias.
Desde Janeiro de 2007 que se iniciou o processo de abertura de postos de colheita para os restantes laboratórios nos Centros de Saúde. Já abriu o do Centro de Alvalade. Vai abrir em Fevereiro/Março o da extensão de Santo António dos Cavaleiros em Loures e o projecto consiste em abrir um por mês até ao fim do ano.
Sendo o Estado o fornecedor, sem mais valias e sem ter que pagar o serviço a privados, claro que a poupança é muita.
Esta é uma forma de defender o sistema Nacional de Saúde.
Prof. Dr.ª Isabel do Carmo, Directora Serviço Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, Hospital de Santa Maria.

2 Comments:

Blogger Peliteiro said...

Apenas sobre os MCD:
1-FPica por provar que a "indiscutível qualidade" dos laboratórios do HSM seja superior ao dos laboratórios convencionados da região;
2- Fica por provar que haja poupança na centralização dos exames laboratoriais no HSM;
3- Fica por provar que é dada liberdade de escolha aos doentes;
4- Fica por provar que o Estado respeita os seus fornecedores de serviços, que o foram durante anos e anos, e fica por esclarecer se esta é uma acção pontual ou é uma tendência reveladora de uma estratégia a seguir em todo o país - é que se o for, os laboratórios privados de todo o país deverão rapidamente desinvestir, despedir e desqualificar.

Estas medidas preconizadas por Isabel do Carmo cheiram a conquistas da revolução, nacionalizações à força, contra todo o investimento privado. Já!

2:44 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Entretanto no SU do HSM os doentes esperam mais de 8 horas até serem atendidos!
Salvam-se os que por lá tenham amigos que os fazem entrar quando bem querem.

10:38 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home