quinta-feira, março 29

ANF, confraria de beneméritos


Se não vivesse neste Mundo, depois de ler os comentários de alguns farmacêuticos aqui colocados link, ficaria convencido que a ANF é uma confraria de beneméritos que se esgota nos mais altos patrocínios do bem estar público.
Ou, uma piedosa associação de filantropos da Saúde, com JC à cabeça e Costa Freire à ilharga, sob o pálio da inocência e enroupados com o manto diáfono do desprendimento e do altruísmo.
Eles, coitados, que nem fixam (concertadamente) preços, chamados de cartel...
O resto, são tudo invejas, imprecisões e alienações ("mistura de verdades com insinuações e interpretações enviezadas dos factos").
Uma espécie de magazine...
É-Pá

15 Comments:

Blogger Farmaceutico de Oficina said...

Caro É-Pá

Nota final: Em relação aos adjectivos utilizados por alguns dos comentadores deste blogue para às Farmácias e aos farmacêuticos de oficina e extensivos aos Farmacêuticos comentadores vou a ignorara a partir de agora os estritamente pessoais. Todavia não posso deixar em claro alguns preconceitos e clichés:

Exemplo: Cartel das Farmácias e dos farmacêuticos

Definição de Cartel = grupo de pessoas ou empresas que se organizam para manipular os preços de um bem ou serviço no sentido de maximizar o lucro.


Ora dizer que as 2700 Farmácias portuguesas, independentes, actuam como Cartel quando não exercem o mínimo controle nos mecanismos de formação de preços e quando é o próprio Estado que:


Representa aproximadamente 50% da Facturação das Farmácias, estabelece os produtos que a farmácias podem dispensar, estabelece um horário, define os quadros de pessoal, Define os Preços dos Medicamentos, Define as Margens, Atribui os alvarás de Farmácias, Tutela a entidade reguladora e fiscalizadora do sector – INFARMED, Decide sobre o regime de Comparticipações, Tem Poder legislativo sobre o sector.

O famoso Cartel é como se pode ver mais um cliché.

Por outro lado como se pode demostrar as Farmácias Portuguesas são as que tem margens mais baixas de toda a Europa, falar em Cartel é no mínimo ofensivo para os farmacêuticos de oficina.



As farmácias são, entre todos os sectores de saúde, aquele que recolhe uma avaliação mais positiva dos doentes e dos consumidores em geral, em sucessivos estudos e inquéritos efectuados sobre esta matéria

Estudos de opinião revelam:

Tem confiança nos farmacêuticos 90% dos inquiridos
Tem desconfiança nos Farmacêuticos 6% dos inquiridos

Vamos continuar a trabalhar para merecer a confiança dos Portugueses

“As farmácias em Portugal funcionam com qualidade assinalável e o sector tem-se mostrado disponível para participar na resolução dos problemas de saúde que a sociedade vai colocando”

Compromisso Saúde, 26 de Maio de 2006

Tenham um bom dia!

8:39 da manhã  
Blogger helena said...

A ANF é um cartel da sector farmacêutico que prima pelo seu elevado grau de organização bem visível no tratamento da informação sobre as suas actividades.
Sendo uma autêntica fábrica de fazer dinheiro, em grande parte devido aos descontos voluntários de 2,5% dos seus associados, de benemérita não tem nada. A não ser para alguns.

9:06 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Sinceramente o digo: há comentários sobre esta perseguição à ANF que nos deixam os cabelos-em-pé (dito assim para não ferir susceptibilidades e evitar a "censura").
Na verdade há todo um mal-dizer da ANF que deve ter por detrás muita dor-de-cotovelo. Já que fundamentos sérios, técnicos e fundamentados, ainda não os encontrei.
Dizer-se que a ANF actua no mercado dos medicamentos como cartel só pode ser interpretado como uma manifestação de igonrância e/ou má-fé ou então o ensaio de um número de circo de que as crianças muito gostam.
E surpreende o destaque repetitivo de "post de 1ª página" que as críticas à ANF têm merecido. Até porque igual destaque não foi dado às "desmontagens" feitas, particualrmnete, pelo EF e pe VJS. E deviam merecê-lo por uma questão de equidade.
Não vou repetir aqui as razões pelas quais a ANF não actua como cartel, pois o EF disse tudo.
A ANF actua como "lobie" na defesa dos interesses dos seus associados e é um dever que lhe cabe. E nessa matéria não faz mais do que outras associações empresariais (nomeadamente de comércio, indústria e turismo).

11:37 da manhã  
Blogger e-pá! said...

Caro Eduardo Faustino:

Uma coisa são as farmácias e os farmacêuticos, outra é a ANF.
Enquanto não conseguirmos fazer esta destrinça andaremos a malhar no ferro frio.

De facto, a cartelização nas farmácias não é exactamente o modelo que existe na venda de medicamentos. O mesmo já me deixa algumas dúvidas em relação aos cosméticos, produtos de higiene, etc, i.e., todo o rol de actividades "conquistado" no último acordo ANF/MS, onde não escapam os produtos naturais, os medicamentos veterinários, ...
Mas, todos sabemos que ANF não é uma mera associação de farmácias. Muitos dos comentários aqui expendidos, não se referem às 2700 farmácias... (mas a ANF).
A ANF congregando múltiplos interesses, espalhados por todo o lado na saúde e fora dela (sendo até dificil discriminar)suscita alguma preplexidade (sejamos contidos).
O despoletar da "crise" foi a mais recente aquisição (poderosa intromissão) na área da informática da Saúde. Não foi a actividade quotidiana das farmácias.

Encurtando razões: a ANF não sendo propriamente um cartel é, com certeza, uma tentacular "holding".

Os adjectivos que utilizei nunca foram dirigidos aos farmacêuticos e socorrem-se do ridículo ou, melhor das imagens ridículas, do "nonsense", para ajudar a desmontar e a expôr o "sistema ANF".

1:21 da tarde  
Blogger ricardo said...

Os comentários do Tonitosa são confrangedores.
Olheiros da ANF aqui está um bom exemplo digno de recompensação.

1:50 da tarde  
Blogger tambemquero said...

As coisas não são assim tão cor-de-rosa como o EF as pinta.
Sobre a matéria, talvez seja oportuno relembrar o estudo da AdC cuja leitura recomendo a quem ainda não o fez.
link

2:17 da tarde  
Blogger NM said...

O estudo da autoridade da concorrência? Aquele que antes de ser realizado já se sabiam os resultados?

Helena,
os associados da ANF contribuem com 1,5% da sua facturação ao SNS e subsistemas.

4:08 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Por este andar, vou mesmo ter que mandar o "Ricardinho" dar uma volta ao bilhar grande. Ou será que o rapaz não tem nada com que brincar?
Mesmo sabendo que se o fizer o Administrador não publica; mas talvez lhe dê conhecimento!

10:09 da tarde  
Blogger xavier said...

Ao carregarem na tecla PUBLISH YOUR COMMENT, tem aparecido ultimamente um alerta deste tipo LINK
Apesar do aviso o comentário foi enviado. Não é necessário efectuar repetições do comentário que pretendem enviar.
Trata-se de uma avaria que a Blogger está a tentar reparar.

No caso de os vossos comentários não serem publicados, agradeço que reclamem através do mail da SaudeSA.

10:51 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Ok, Xavier.
O esclarecimento é importante pois hoje cheguei a cansar-me de repetir.
Um abraço

11:26 da tarde  
Blogger Qtolomeu said...

Sé abrindo muitas farmácias se estimula a concorrência, os preços do trespasse caiem e a ANF implode. Tudo o mais, eles ainda gozam.

Porque não abrem mais farmácias?

12:08 da manhã  
Blogger xavier said...

Gostaria de deixar sobre esta matéria apenas uma pequena nota.
Por vicissitudes da minha vida profissional tive (tenho) a oportunidade de apreciar de perto a grande qualidade e preparação dos farmacêuticos.
Tenho hoje quase tantos amigos farmacêuticos como AH.
Reconheço grande capacidade de organização e iniciativa à ANF.
Dada a evolução que as coisas estão a tomar na Saúde, prevejo que, dentro em breve, vamos achar todos imensa graça a estas nossas análises sobre o poder da ANF.

Considero que presentemente a ANF como organização de classe, de um determinado grupo profissional, tem "excessiva" influência na área da saúde.
Considero a recente compra da CPCHS como uma iniciativa hostil por parte da CONSISTE. Face à grande reorganização dos sistema de informação da Saúde em curso, a CONSISTE não vem trazer nenhuma mais valia. Antes pelo contrário, vem apenas acrescentar desconfiança e mais dúvidas sobre esta área estratégica para a evolução da qualidade da gestão do SNS..

12:11 da manhã  
Blogger tonitosa said...

Aqui temos uma análise concisa e precisa do Xavier merecedora de apreço.
Concordo em particular com a referência à influência excessiva (lobie) da ANF na área da Saúde. Mas não é a ANF que tem que ser criticada por isso. A não ser que use essa influência para a obtenção de benefícios ilegítimos para si e para os seus associados.
A aquisição da CPCHS pela Consiste reforçará a capacidade da ANF no domínio da Saúde mas, também, não merece as críticas que aqui foram feitas. Afinal é o mercado a funcionar.
Ou será que a SONAE não poderia ter lançado a OPA sobre a PT?
Mas em tudo isto o que me parece mais criticável é a forma como alguns colegas trataram do assunto, nomeadamente no "arremesso" contra os Farmacêuticos, disparando contra tudo o que mexe!
Mais nefasto do que a Consiste ter comprado a CPCHS é para mim assistir a uma intervenção cada vez maior de grupos estrangeiros nos mesmos domínios. E verificar, também, os milhões de euros gastos na "aquisição dos power-point" por tudo e "para nada"!
PS: vou insistir num ponto, embora sabendo que continuará no silêncio dos Deuses (aqui no blog): não vi ainda a menor apreciação crítica da adjudicação que foi feita do sistema ALERT para os SU's dos HH nem à forma como essa adjudicação se realizou. Curiosamente, um dos hospitais onde o sistema foi instalado - Chaves - era (e já não é?!) um dos que veria o SU encerrado.

1:22 da tarde  
Blogger Farmaceutico de Oficina said...

Agora mais alguns comentários a propósito de certas afirmações gratuitas.

Cara helena,

Agradeço a distinção ter sido promovido a grande difusor da propaganda da grande organização; todavia apenas apresentei números e factos. Não vi ninguém desmentir com novos dados os números e os factos que apresentei, em alternativa só recebi adjectivos que refletem o estado de espírito de quem os profere...

Por falar em números a malta só paga de cota 1,5% de 50% da facturação o que dá em média 0,7%...

Caro é-pá,

Obrigado pelos elogios, afinal o Cartel de manipulação de preços não acontece nos medicamentos... já temos um ponto em acordo!!!

Fiquei também a saber que os adjectivos que o meu amigo utilizou: nunca foram dirigidos aos farmacêuticos e socorrem-se do ridículo ou, melhor das imagens ridículas, do "nonsense", para ajudar a desmontar e a expor o "sistema ANF".

Parece todavia que continuamos cartelizados em relação a “cosméticos, produtos de higiene, etc, i.e., todo o rol de actividades "conquistado" no último acordo ANF/MS, onde não escapam os produtos naturais, os medicamentos veterinários, ...”

Aí sou capaz de estar de acordo consigo... Cada vez que há reunião da Direcção da Direcção da ANF a estabelecer as directivas de margens nas Farmácias Portuguesas, a cotação das acções de Empresas de Cosmética e Higiene tal como a L´Oreal, Unilever, Beirsdorf, Avon etc estremecem... em face do poder desmesurado e cartelizado neste segmento de mercado ...

Também acho bem a propósito da cartelização nos produtos naturais e medicamentos veterinários que AdC determine que que o Infarmed na próxima revisão da Farmacopeia Portuguesa retire as monografias de plantas medicinais, assim como tinturas vegetais extractos secos etc.... Assim deverá a AdC como medida correctiva propor que do currículo da Licenciatura de Ciências Farmacêuticas sejam eliminadas as Cadeiras de Botânica Farmacêutica, Farmacognósia, e Medicamentos de Uso Veterinário...

Um abraço,

Também quero,

O problema de muita gente é tomar os resultados de todos os estudos como fiáveis sem os analisar criticamente, mesmo que sejam de uma qualidade medíocre... Na altura analisei os dados de todas as fontes constantes no estudo... Não só os académicos da UC do Porto são académicos...Também me posso arvorar de o ser, (em part-time é certo...) só lhe posso dizer que se um aluno meu me apresentasse um estudo com idêntica qualidade chumbava de certeza... Nem sequer conseguiram calcular correctamente a Margem Bruta do Modelo Continente a partir do relatório de contas... erraram a margem em cerca de 5%... Se quiser os meus comentários fundamentados ao referido estudo o Xavier tem-nos...

Cumprimentos,

7:09 da tarde  
Blogger Vladimiro Jorge Silva said...

Um bom comentário do Xavier, a merecer honras de destaque no Saúde SA.
Confesso que tenho da Consiste uma opinião bastante diferente da que tenho da ANF. Penso que a ANF está a assumir um risco desnecessário e que os proveitos desta investida excedem em muito os riscos... mas a ver vamos, como dizia o cego... :)

6:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home