quinta-feira, março 8

SIGLIC

Evolução do número de inscritos na Lista de Inscritos para Cirurgia por região





O Portal da Saúde link apresenta os principais dados do SIGLIC (Sistema Integrado de Gestão da Lista de Inscritos para Cirurgia), referentes ao exercício de 2006.
Evolução do tempo médio de espera para cirurgia por região (meses
O tempo médio nacional de espera para cirurgia em 2006, foi de 6,9 meses. Acima da média nacional só a LVT com 7,9 meses. O Alentejo registou o tempo de espera mais baixo, 4,7 meses, seguido do Norte com 5,7 meses.

Em Dezembro de 2006 aguardavam cirurgia 225.409 doentes.
No período Jan/Dez 2006, apenas a LVT registou um aumento do número de doentes em lista de espera (Jan. 71.441; Jun. 73.827 e Dez. 74.460 doentes).

Quanto à distribuição por serviços as listas mais pesadas referem-se à Cirurgia Geral (25%) e Ortopedia (20%).
De registar o relativo sub-aproveitamento do sistema de emissão de vales cirurgia: dos 95.463 vales emitidos apenas 27.485 foram cativados (29%), aos quais corresponderam 18.174 cirurgias (66%) realizadas.

Dos dados do programa SIGLIC, conclui-se que 2006 registou uma melhoria significativa, embora longe do objectivo proposto de noventa dias de espera média nacional.
De notar a boa performance do Norte (5,7 meses), região que tem dos mais baixos gastos per capita em saúde do país.

5 Comments:

Blogger tonitosa said...

Somos muito mais rápidos a encerrar maternidades e serviços de urgência do que a reduzir listas e tempos de espera. Disse várias vezes o senhor Ministro da Saúde que o importante não é saber-se se há muitos ou poucos inscritos em listas de espera. O importante é reduzirmos o tempo de espera. Pois é, mas quer numa óptica quer noutra o SNS está longe de atingir valores minimamente aceitáveis.
E é sempre oportuno voltar a recordar as críticas que CC fez ao seu antecessor nesta matéria.

2:57 da tarde  
Blogger laginha said...

Pois, as criticas feitas por CC a Luís Filipe Pereira e, desculpem insistir, os ataques do OPSS ao LFP, do Manuel Delgado, e a consequente mediatização do problema das listas de espera.

Mas há aqui um mistério. O governo, e CC, conseguiu que a questão das listas de espera andasse de fora da agenda durante meses a fio. Até o OPSS em Maio de 2006 perdoou CC neste tema.
Agora, de repente, manchete no Público! A seguir ecos desse trabalho do Público em outros meios de comunicação social. O que se passa? porque se quebrou o tabu? ou era um acordo tipo pacto com os editores dos jornais nacionais que o órgão de propaganda da Sonae decidiu quebrar? adensa-se o mistério.
E isto não ajuda nada a salvar CC, pois não?

(valha-nos o saudesa para conseguirmos falar assim à vontade sobre estas coisas misteriosas)

5:15 da tarde  
Blogger saudepe said...

Depois do PERLE e do PECLEC foi LFP quem implementou o SIGLIC o actual programa de recuperação das listas de espera.

Actualmente verificam-se dois avanços assinaláveis em relação ao tempo de LFP (fruto do aperfeiçoamento do programa que sensatamente CC decidiu manter):i. há dados de informação nacionais fiáveis e actualizáveis; ii. O acumulado de doentes em espera começou a descer (embora ainda muito lentamente).
Estes avanços, apesar da gravidade do problema permanecer idêntico, conferem confiança ao actual programa. Daí ter deixado de ser um motivo e especulação jornalistica e não só.

Há um outro lado da questão que importaria apurar. Até que ponto o sector privado tem sido responsável pela baixa realização dos vales cirurgias.

10:15 da tarde  
Blogger ORTOPÉDICO said...

Estou convencido que a evolução da lic é muito boa, entendo que tem de haver um período de mais um ano para que as coisas passem a decorrer com normalidade e dentro dos períodos aceitáveis, não se alteram métodos de trabalho de u7m dia para o outro.

7:46 da tarde  
Blogger tonitosa said...

Na verdade já me tinha apercebido de que a culpa das listas de espera cirúrgicas era do sector privado?!
Afinal há mais quem tenha a mesma opinião?!...

11:26 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home