quinta-feira, dezembro 13

Incertezas

(...) Entretanto, por cá, as circunstâncias instalaram, desde o Verão, grandes incertezas quanto ao futuro das lideranças das forças do SNS incluindo o destino do poder nas Ordens dos Médicos e dos Enfermeiros link PKM 13.12.07

8 Comments:

Blogger lopes said...

O problema é que Sócrates não sinais inequivocos de apoio ao Ministro da Saúde. Enquanto asim for, correm e crescem os rumores e as "certezas" e que vai haver remodelação na Saúde (desde o Verão, sim).
A situação está a tornar-se insustentável: a vários níveis já ninguém quer iniciar projectos de monta pois acham que "isto vai mudar e não vale a pena inciar coisas que os senhores seguintes podem não querer". É muito urgente que o Primeiro Ministro esclareça as pessoas do SNS em relação ao seu futuro próximo (até 2009, pois nessa altura é muito próvável que a demagogia do Luís Filipe Menenzes e Santana resultem no regresso ao poder).
Que é este Phil Collins que escrevia os discursos do Blair? é o cantor dos Genesis? Lá bom a dar música era o Blair, sim senhor. Esta figura do "speech writer" é muito interessante e demonstra a importância qu se dá a estes aspectos em países onde a estratégia é levada a sério.

11:10 da manhã  
Blogger helena said...

Benenosos!

O ministro da saúde não integra o pacote de remodelações ministeriais prevista para o início do próximo ano.
Para grande desgosto dePKM e do senhor Lopes.

1:40 da tarde  
Blogger laginha said...

cara Helena,

Se há alguém empenhado em apoiar o prof. CC em manter-se como ministro da Saúde é, precisamente, o PKM.
Esta artigo parece ser uma forma construtiva de enfrentar a questão e forçar a resolução dos crescentes e desgastantes rumores que correm nos corredores faz meses (ou a helena não os tem ouvido? tem a cabeça debaixo da areia?). A helena deve ter uma cabeça muito pequenina para entender estratégias complexas.

Sem querer, é a helena que está a meter 'beneno' onde não devia.

Se o prof. CC não integra o pacote de remodelações ministeriais prevista para o incio do próximo ano, ainda bem. E alguém a vai remodelar a si, "helena"?

6:34 da tarde  
Blogger martinha said...

Mas em algum lado do artigo o Prof. Paulo Moreira ele fala da remodelação do ministro da saude? ou sou eu que estou a ver mal? os comentários, aqui no blog e no diário económico é que esto a fazer essa interpretação.

helena, todos andamos a ouvir que o Ministro vai sair desde batante antes do Verão. A surpresa é se não sair até à primavera.

helena, o Prof. Moreira deve ser um dos melhores aliados do Prof. CC; tem vindo a público defender as suas posições de uma forma clara e gerado até alguma critica das pessoas do PSD por assumir essa posição neutra (o Prof. Patinha Antão, por exemplo). O Prfo. Paulo, nas suas aulas, está constantemente a elogiar o Prof. CC (como dezenas de testemunhas o podem comprovar, incluindo eu própria). Não percebemos o seu comentário e todos vemos que a reacção da helena é mais uma reacção histérica de quem, provavelmente, é dependente do Prof. CC e está com medo do que pode vir aí... ora, o aspecto curioso na reacção ao seu comentário injusto e descabido é que o Prof. Paulo Moreira defende e apoia as ideias do Prof. CC de forma totalmente livre e independente. E isso é que gera surpresa entre as clientelas do partido, não é helena?

Concordo com o Lopes quando diz que é urgente que o Primeiro Ministro venha a público defender inequivocamente o ministro da Saúde e dizer-nos que o vai manter até 2009! De outra maneira, os rumores, que a helena também deve ter ouvido, continuarão a crescer de intensidade.

9:14 da tarde  
Blogger e-pá! said...

Vamos lá a esclarecer, uma situação que é tratada com "pinças" no meio da gestão e administração da Saúde, mas é comentada à boca farta, sem qualquer tipo de veneno (o PSD tem de ter alguém), no meio médico:

O Prof. PKM é (ou não!) um dos "pensadores e fazedores" da política de Saúde do PSD?

ou,
alguém acredita que o "barco" está entregue à Zita Seabra?

Nota:
Tal facto não o obriga PKM a ser "inimigo" ou a dizer mal do Prof. Correia de Campos.
Uma coisa é ser seu colega na ENSP, outra será vê-lo ministro.
Previlegiar o duradouro em relação ao efémero é uma atitude avisada, para quem prepara o futuro (julgo eu, distante)

5:46 da tarde  
Blogger helena said...

Os comentários do trunvirato lopes, laginha e martinha são reveladores.
A confirmarem, afinal, tudo o que eu disse no meu comentário.

O è-pá, atento, sempre com a sua inteligencia e argúcia a trabalhar tocou-lhes na ferida. Foi-lhes ao osso. Foi-lhes à mouche.

Caro PKM, chega de pantomina.

Bombardeie à vontade. Cirurgicamente. Continue os ataques sibilinos.

Mas não se preocupe tanto em esconder a mão.
Porque o pessoal já o topa.

Como reconhecidamente o PSD não tem ninguém digno de nota na área da Saúde (com excepção de um magote de farmacêuticos desempregados. Da politica, entenda-se), o caro PKM, como diz o ditado: Em terra ...

Mas afinal quem é que falou em "Incertezas" ...

10:08 da tarde  
Blogger manolo said...

Epá,

Parece-nos que o Prof. PKM é um pensador livre. As ideias que defende e promove não se articulam com as ideias dos actuais poderes do PSD (sobretudo com o famigerado Prof. Patinha Antão e muito menos com a tia Zita). As suas ideias articulam-se muito bem e complementam as ideias de modernização do SNS do Prof. CC e, sobretudo, com a visão das políticas de saúde do Prof. Sakellarides e também muito próximas de Maria de Belém. Não vemos nas ideias do Prof. PKM qualquer relação com o PSD. Tal como não vemos qualquer relação das ideias do Dr Paulo Mendo com o actual PSD. Aliás, o Dr. Paulo Mendo até podia, nos dias que correm, ser ministro da saúde do PS. Poderá o epá ser mais explicito na sua especulação sobre o Prof. PKM?

Parece-nos que o Prof. PKM é um homem que poderá vir a integrar uma nova esquerda social (e intelectual) que poderá vir a agregar pessoas de qualquer partido de esquerda e pessoas da utopia da social democracia que ainda sobrevivam no PSD. Não se consta que o Prof. PKM tenha qualquer contacto ou relação com as actuais pessoas de influência no PSD. O discurso e as posições para a saúde do PSD são tão fracas e desconexas que nos levam a pensar que, no PSD, nem nos seus pequenos textos de opinião se inspiram quanto mais nos seus trabalhos académicos mais profundos. Definitivamente, o Prof. PKM não é um dos "pensadores e fazedores" da política de Saúde do PSD". Essa especulação parece uma anedota.

Não se esqueça "epá" que a classe política deste país não está aberta a novas pessoas. Os "tachos" são cada vez menos e gente com ideias próprias e actualizadas geram muito receio. Ainda por cima, o Prof. PKM tem "falado", por escrito, contra a lógica do caciquismo em alternância vigente nos dois partidos do poder (PS e PSD). Acha mesmo que as bases de qualquer destes partidos querem ou toleram um sujeito desses a influenciar os destinos de um partido político nacional?
Na política de saude, em Portugal, quem vinga é quem tiver acordos de defesa de interesses (caciques e afins) e dependências dos lobbies financeiros que gravitam à volta do sistema. Como cmprovam as eleições para a Ordem dos Médicos onde o homem das ideias (outro prof da ENSP) não consegue apoio dos lobbies e interesses das negociatas...
O Prof. PKM é um analista competente e conhecedor e, para alguns, um novo ideólogo da saúde que poderá vir a inspirar debates, procuras de soluções e , eventualmente, ser influente. Mas apenas se conseguir manter-se livre das amarras em que o "epá" o que colocar.

10:31 da tarde  
Blogger e-pá! said...

Caro Manolo:

Eu interrogei, sugeri. Tentei trazer para a ribalta o que pensa mas não se diz. Mais nada.
No entanto, o "seu" texto põe a nu algumas preciosidades.

Assim:
"Parece-nos que o Prof. PKM é um pensador livre."
Eu diria quase... um maçon.
Mas, porquê: "Parece-nos"?
Fala em nome de quem?

Mais à frente:
"Parece-nos que o Prof. PKM é um homem que poderá vir a integrar uma nova esquerda social (e intelectual) que poderá vir a agregar pessoas de qualquer partido de esquerda e pessoas da utopia da social democracia que ainda sobrevivam no PSD."
Outra vez ..."parece-nos"!
Nesta parte do texto vejo o Prof. quase a encalhar no BE.

Ou temos por aqui, outra vez, a ripostar um "alter ego"?

A mim, parece-me que vamos morrer de velhos e o Prof. PKM, sem se definir.
Parece-me!

12:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home