segunda-feira, março 17

Jorge Sampaio

Integrado nas comemorações do Dia Mundial da Tuberculose (24.03.08) a OMS lançou hoje, (17.03.08), o Relatório de Controlo Global da Tuberculose de 2008. Entre os oradores, Margaret Chan, Directora-Geral da OMS, e Jorge Sampaio, representante das Nações Unidas na luta contra a tuberculose link

1 Comments:

Blogger tambemquero said...

O combate à Tuberculose está a ser minado pelo aparecimento de estirpes resistentes aos medicamentos e a elevada mortalidade em doentes seropositivos, revela hoje um relatório da Organização Mundial da Saúde.
De acordo com a OMS, o nível de casos com tuberculose multi-resistentes a drogas terapêuticas subiu ao nível mais alto de sempre e «a resposta a esta epidemia tem sido inadequada», lê-se no documento hoje divulgado.
Segundo o relatório sobre o Controlo Global da Tuberculose 2008, estima-se que apenas 10 por cento das pessoas com tuberculose multi-resistente terão acesso a tratamento devido à falta de capacidade dos serviços de saúde e laboratórios.
Outra grande ameaça é a combinação entre a tuberculose e o vírus da Sida, «que está a alimentar a epidemia de Tuberculose em muitas partes do mundo, especialmente em África».
A OMS teme que o controlo da Tuberculose tenha também sofrido, e que a falta de investimento em alguns programas nacionais tenha prejudicado o diagnóstico e consequente tratamento de doentes.
Segundo o relatório hoje divulgado, o número de casos diagnosticados abrandou, registando apenas um avanço de três por cento em 2006, quando entre 2001 e 2005 tinha tido progressos médios de seis por cento.
«Para fazeremos progressos, primeiro os programas públicos têm de ser mais fortalecidos», alertou Margaret Chan, directora-geral da OMS.
«Segundo, temos de explorar o potencial de outros fornecedores de serviços», sugeriu, nomeadamente instituições privadas e organizações não-govermanentais, religiosas ou comunitárias.
A OMS calcula em 9,2 milhões o número de novos casos de Tuberculose em 2006, doença que terá vitimado cerca de 1,5 milhões de pessoas no mesmo ano, data dos últimos dados disponíveis.
O relatório foi hoje lançado oficialmente em Genebra, Suíça, na presença do enviado especial da ONU para a luta contra a Tuberculose, Jorge Sampaio. Sampaio deslocou-se depois a Hackney, Londres, onde participou no lancamento oficial da primeira campanha global de informação para o combate à Tuberculose, na companhia do futebolista Luís Figo, embaixador da mesma causa.
Jorge Sampaio admitiu que «a informação é crucial» e mostrou-se confiante de que «a popularidade de Luís Figo vai ser um grande contributo para derrotar a Tuberculose».
DD 17.03.08

12:47 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home