quinta-feira, dezembro 31

Ano novo, vida nova

foto Portal da Saúde
Fim da gestão privada do Hospital Amadora Sintra e gestão clínica dos Hospitais PPP (segunda vaga) com excepção de Cascais, Braga, Loures e V.F. de Xira. Lançamento do Programa de Intervenção em Oftalmologia (PIO), com recurso à capacidade instalada do SNS. Acordo de reformulação das Carreiras Médicas. Os pontos marcantes do primeiro mandato de Ana Jorge.

Pontos fracos: A quase paralisação dos projectos de reestruturação do SNS, de entre as quais saliento apenas dois:

a) Depois de ter criticado o envolvimento das administrações e dos directores de serviço, os grandes responsáveis pelo funcionamento do serviço hospitalar e envolvimento dos seus profissionais,
link Ana Jorge não conseguiu levar por diante o projecto de avaliação das administrações hospitalares.

b) Depois de ter reconhecido o dossier das Urgências como o mais difícil que herdou de Correia de Campos (TM 19.01.09), Ana Jorge não conseguiu evitar que este processo, refém das negociações efectuadas com as autarquias, dos muitos compromissos sobre remodelações, novas unidades, ambulâncias e helicópteros, se convertesse numa loja de conveniências (Luís Campos, DN 28.09.09).

Iniciado segundo mandato após eleições, ultrapassada a fase critica da pandemia, faço votos para que a Ministra da Saúde, Ana Jorge, consiga no próximo ano
link iniciar um novo ciclo, concentrando-se nas reformas dos CSP, CCI, rede de urgências, hospitais públicos, enfim, na verdadeira modernização e defesa do SNS.

Etiquetas: