sábado, dezembro 18

Transparência

O MS anda a embarretar-nos? link
...
Bom... Passo imediato, fomos ao terreno verificar. link
Como se impunha. E foi aqui que começaram os problemas. De facto, das três USF cuja inauguração o gabinete de Ana Jorge anunciara... Apenas uma estava de facto a funcionar como USF. A USF Travessa da Saúde, do ACES Loures, só entrará formalmente em funcionamento no próximo dia 15 de Dezembro. Isto se tudo correr bem e não for atingida por algum tornado. Na mesma data - e se as condições meteorológicas o permitirem - está também prevista a abertura da USF Campusaúde, do ACES Lezíria I - Ribatejo, que neste momento funciona como UCSP.

Até à hora de fecho desta edição, não conseguimos obter informação conclusiva sobre as restantes unidades, alegadamente inauguradas.

Uma coisa é certa: só mesmo um "milagre da multiplicação" permitirá a Ana Jorge cumprir a promessa de chegar até ao final do ano com mais 40 USF do que as que tinha no dia 1 de Setembro. Ou satisfazer o desejo do seu secretário de estado, Manuel Pizarro, de inaugurar 25 novas USF de hoje até ao Ano Novo. Ou a convicção de Vítor Ramos de conseguir abrir, no mesmo período, 15 unidades.

Como estamos em época de Boa Vontade, o "Médico de Família" deixa uma sugestão aos três responsáveis: porque não pedem ao Pai Natal que vos satisfaça o desejo? É que, convenhamos, só mesmo num registo de fé é possível levar a sério as expectativas anunciadas.

MMM, JMF 14.12.10

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger Setubalense said...

Défice do Serviço Nacional de Saúde dispara no terceiro trimestre

20 Dezembro 2010 - Marlene Carriço – Jornal de Negócios

Dados da execução de Setembro mostram que previsões da ministra Ana Jorge estão a sair ao lado. Em três meses o défice cresceu 100 milhões de euros.

O défice do Serviço Nacional de Saúde disparou 27% no terceiro trimestre do ano quando comparado com o período homólogo de 2009, situando-se nos 202,2 milhões de euros, de acordo com os dados da execução económico-financeira hoje publicados no site da ACSS. De Junho para Setembro o défice aumentou em 100 milhões de euros.

Estes resultados furam as previsões do Ministério da Saúde que, aquando da apresentação dos resultados do primeiro semestre, afirmava que na segunda metade do ano se iria começar a sentir o efeito das medidas adoptadas na área do medicamento em Junho. Os efeitos estão a sentir-se, sim, mas no sentido contrário. A despesa com medicamentos cresceu 10,6% , atingindo os 1,3 mil milhões de euros, reflectindo a corrida às farmácias por parte dos utentes que, dessa forma, anteciparam o aumento dos preços dos medicamentos que entrou em vigor em Outubro.

O défice dos hospitais EPE soma e segue. Em Setembro passado fixou-se nos 275 milhões de euros, um agravamento de 29,3% face a igual período de 2009. Já os hospitais do Sector Público Administrativo (SPA) viram as suas contas deteriorar-se em 110,9% face a Setembro de 2009, registando um resultado líquido negativo de 1,7 milhões de euros.

Olhando para a prestação de cuidados, destaca-se um crescimento de 2,3% das consultas externas, mais 190 mil consultas do que as efectuadas em igual período do ano passado. O número de primeiras consultas aumentou 2,6%, enquanto os atendimentos em urgência registaram uma descida de 0,6%. No mesmo período, verificou-se uma subida de 2,2% das cirurgias em ambulatório.

A divulgação das contas acontece numa altura em que muito se tem especulado sobre o défice acumulado na Saúde. O semanário Sol avançava, na sexta-feira, que o buraco nas contas da Saúde atinge os dois mil milhões de euros, um valor que a ministra da Saúde, Ana Jorge, já desmentiu.

11:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home