terça-feira, janeiro 10

Posição institucional da ACSS - Esclarecimento

Boa tarde,
Sigo, com muito interesse, os seus posts no Saúde SA.
Constatei hoje que disponibilizou o contributo para a discussão pública do relatório do GTRH que eu e a Fátima Candoso, então, ainda respectivamente enquanto vogal financeira do CD da ACSS e Directora da Unidade Operacional de Contratualização e Financiamento da ACSS, elaborámos e remetemos ao Coordenador do GTRH.
link

Agradeço o reconhecimento que resulta quanto ao rigor técnico do nosso contributo, por contraponto com o que o relatório propõe no que toca ao disparate do "preço único" aplicável a todos os HH - foi nossa única intenção quando o produzimos sermos, precisamente, tecnicamente rigorosas.

Queria apenas alertá-lo para o facto de que, dado que eu fui exonerada do cargo de vogal com efeitos a 16 de Dezembro e que a Fátima Candoso pediu a demissão e cessou funções no final de Dezembro de 2011, o contributo não representará a posição institucional actual da ACSS (ao contrário do que o título do post refere..), reflectindo antes a "posição" da anterior vogal e anterior directora de contratualização, que decorreu de mais de 3 anos de trabalho técnico profundo que desenvolvemos no domínio do financiamento hospitalar, levado a cabo com seriedade, procura permanente de actualização científica, e com isenção e rigor. Por esta razão,para nós, a produção do contributo foi, podemos dizê-lo, uma "imposição intelectual" apesar de ambas estarmos, já então, de saída da ACSS e de, neste contexto, ele já não reflectir, muito provavelmente, a posição institucional do actual CD da ACSS (apesar de o entretanto nomeado vogal da contratualização ter sido meu director coordenador de contratualização durante 3 anos e co-responsável por esses trabalhos).

Aproveitava ainda para lhe dar a conhecer um artigo que produzi recentemente e do qual o Sr. SES é co-autor, que a APES disponibilizou como working paper, e que ajuda à compreensão do contexto e factores que explicam / fundamentam a actual situação de (in)sustentabilidade do SNS. Penso que pode interessar-lhe. Está em
link e é o último paper da página.

Com os melhores cumprimentos e votos de Bom 2012,

Ana Sofia Ferreira.

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4 Comments:

Blogger Tavisto said...

O documento aqui colocado por Ana Sofia Ferreira mostra de forma inequívoca o propósito de degradar o SNS em benefício dos privados, alimentados em grande medida pelos Sistemas Públicos de Saúde.
Através de processos de engenharia financeira, aqui bem demonstrados, o orçamento (cada vez mais escasso) do SNS passou a ter de acomodar também os doentes dos subsistemas públicos. Desta forma, o Estado, através das entidades que tutelam a ADSE, SAD PSP e GNR e ADM das Forças Armadas, passou a ter maior disponibilidade financeira para alimentar os grupos económicos privados.

O propósito de tudo isto é bem claro, manter um SNS com qualidade quanto baste para a maioria da população e garantir que às elites não faltem cuidados de saúde de qualidade.

11:14 da tarde  
Blogger DrFeelGood said...

Excelente trabalho da ASF, recentemente nomeada pelo senhor ministro da saúde gestora do contrato do hospital de Cascais.

11:51 da tarde  
Blogger tambemquero said...

A avaliação hospitalar de 2011 realizada pela ACSS link demonstra factos preocupantes:

1.Redução da actividade cirúrgica;
2.Aumento da procura das urgências hospitalares;
3.Aumento da demora média.

A gestão deste Ministério começa a revelar falta de conhecimento e competência na saúde e não podemos deixar de sublinhar que a ausência de estratégia em termos clínicos e de gestão hospitalar se paga caro ….

Desta forma, é expectável reduzirmos as conquistas na saúde e.. aumentar a despesa a nível hospitalar !!! Não basta afirmar ‘não temos dinheiro’! É preciso saber governar… algo que parece faltar à actual equipa.

Depois, quando se avaliam os resultados económicos dos hospitais, o que se observa é um agravamento da sua situação económica. Tal parece demonstrar que as medidas tomadas não estão a resultar: não basta publicar Normas a ‘quilo’ e pensar que com isso vamos alterar a situação.

Por exemplo: é possível ainda não existir contrato-programa do Hospital Curry Cabral de 2010? Ou contrato-programa do Centro Hospitalar Lisboa Norte de 2011? Não existem e nada acontece … Tanto rigor e nada?

Por outro lado, quem perceber de hospitais dirá que a primeira medida para poder ser efectuada uma gestão efectiva da instituição é uma liderança forte. Como é possível que Centros Hospitalares/Unidade Locais de Saúde criados em Abril de 2011, ainda não possuam conselhos de administração? E o governo já tomou posse em Junho de 2011…

O que esperam os Ministérios da Saúde e das Finanças para efectuar as nomeações?

Pode não ser esse o objectivo do MS, mas com esta forma de governar vai fragilizar-se, de forma estruturante o SNS… Se não é isso que pretende, pelo menos parece…

Nota final: a competência da ACSS e do auto-intitulado ‘Ronaldo da Economia’ – compromisso de publicar a nova metodologia de contratualização até 30 de Dezembro – que não foi efectuada -, manutenção das verbas de convergência (ou seja, apoio aos hospitais de Lisboa, pela não produção!!!

Tanta exigência, tanto rigor e… no final aplicar-se-ão as regras que levaram ao insucesso e às dificuldades)!

Afinal o novo Presidente do ACSS será o ‘Ronaldo’ ou será antes o ‘Roberto’ das Finanças (ex-guarda-redes do SLB – muito rotulado, elevadas expectativas, mas com resultados desastrosos) …

Saudeimpostos

11:58 da tarde  
Blogger Vladimiro Jorge Silva said...

A Ana Sofia Ferreira é a maior - e tudo o que faz tem enormíssima qualidade e um rigor técnico à prova de bala.

1:08 da manhã  

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