segunda-feira, setembro 17

Dia do SNS

O SNS comemorou no dia da grande manif. nacional “Que se lixe a Troika”, trinta e três anos de existência. link 
Em tempo de austeridade, o MS limitou-se, este ano, a colocar no Portal a 17.09.12 link  breve texto alusivo ao dia festivo, onde não podia faltar o alerta para a «necessidade do SNS se modernizar e adaptar aos tempos de hoje e aos constrangimentos de uma economia global.» Mais adiante, novo alerta para a situação de risco financeiro, com instituições à beira da falência. 
Felizmente, temos o MS que «iniciou uma trajetória de consolidação orçamental do SNS. Uma parte substancial da dívida acumulada a fornecedores, decorridos largos meses de governação, finalmente, foi paga, minimizando assim um dos muitos fatores de captura do SNS.» 
Valha-nos isso! 
Segue-se a enumeração das medidas salvadoras levadas a cabo por este governo exemplar: 
1. Diminuição da despesa dos cidadãos com medicamentos superior a 100 milhões de euros em 2012. 
2. Combate à fraude com medicamentos com poupanças de milhões de euros aos cidadãos. 
3. Aposta em dar a todos os cidadãos médico de família e, por isso, a cobertura nacional de cuidados de saúde primários em expansão (quem diria!): abertos 10 centros de saúde e 16 unidades de saúde familiar (USF) e até ao fim do ano podemos ter mais 53 USF (aceitam-se apostas). 
4. Lançamento das bases para uma reforma profunda e ampla dos hospitais do SNS cujo enfoque será essencialmente sobre o acesso, a governação e a eficiência, a qualidade e a segurança (eufemismo de centralizações e encerramentos a eito de HH).
5. Prescrição electrónica em vias de conclusão. (?)
6. «Generaliza-se a lógica de compras centralizadas de medicamentos , de acordo com as melhores orientações técnicas, salvaguardando o princípio da adequação do tratamento à situação clínica individual e respeitando as capacidades financeiras tanto do SNS como dos cidadãos.»
7. Definidos 8 (oito) Programas Prioritários, no âmbito do Plano Nacional de Saúde (2012-2016), que cobrem o combate ao tabagismo, a melhoria da nutrição e dos estilos de vida, as doenças cardíacas e vasculares, o cancro, a saúde mental, a diabetes, as doenças respiratórias e a SIDA. 
8. Sistema de vigilância em saúde pública, que identifica situações de risco, recolhe, atualiza, analisa e divulga os dados relativos a doenças transmissíveis e teremos o reforço das capacidades das Autoridades de Saúde. 
9. No campo da prevenção, vamos criar mecanismos de promoção do abandono do hábito de fumar e prevenção de novos fumadores e vamos atualizar as normas de proteção dos jovens ao consumo excessivo de álcool. 
10. Pela primeira vez, este ano, o SNS vai disponibilizar gratuitamente a vacina contra a gripe sazonal a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. 
11. Desmaterialização do boletim de saúde infantil e lançar um novo programa de saúde infantil. 
Concluindo: Governação perfeita do ministro Paulo Macedo, repleta de medidas redentoras. Não fora os cortes a eito desferidos em todas as direcções que ameaçam liquidar de vez o SNS. 
Até ao próximo ano, comemoração do 34.º aniversário do SNS, talvez o milagre aconteça. 
História do Serviço Nacional de Saúde link

Etiquetas: