domingo, dezembro 9

ADSE, irracional, injusto e medíocre

Correia de Campos volta a surpreender numa entrevista. Depois de há poucos dias, em declarações ao Jornal de Notícias, ter afirmado, sem cedências, ser tempo de separar claramente as águas da prática pública e da privada; vem agora, em entrevista ao Dinheiro Vivo, por os pontos nos is sobre o maior dos subsistemas públicos:
«A ADSE é um sistema completamente irracional e, do ponto de vista social, injusto porque insere na população que são funcionários públicos ou pensionistas do Estado um dinheiro que o resto da população não tem, e paga por todos os nossos impostos. A ADSE é um sistema medíocre na qualidade porque não tem uma hierarquia de acesso. Se tiver uma doença e se for beneficiário da ADSE vai a um médico e ele tentará resolver tudo. Muito dificilmente o transfere para outro.»
Cada vez me convenço mais que, neste País, voltar-se à oposição dá clarividência. Sendo o grau de discernimento inversamente proporcional à probabilidade de se ser protagonista no acto de decidir.
Tavisto

Video da entrevista link

Etiquetas: ,

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

Claro que a avaliação da ADSE como um subsistema tout court é enviesar um pouco a questão.
Mas não é por esse facto que a ADSE está a ser alvo de tantas declarações e objecto de tantas 'soluções'.
O busílis começa quando - já há alguns anos, lembram-se? - se analisou a sua 'sustentabilidade' num célebre estudo que foi para a gaveta (ou para o lixo). Mas isso não está na ordem do dia.
É melhor recomeçar tudo de novo! E esquecer que pelo caminho - tempo de Teixeira dos Santos - se tenham aumentado as deduções na folha de remunerações dos FPs. Agora percebemos porquê: tinham em vista a sua extinção!. Deve ter havido alguma dificuldade de comunicação...

Percebe-se que a ADSE levanta problemas de equidade que são mais agudos quando o SNS começa a ser desmembrado. Mas classificar o sistema taxativamente como 'irracional, injusto e medíocre' é uma inusitada tentativa de 'rasgar' a história, o percurso e os meandros da assistência do Estado aos seus 'servidores'... agora sistematicamente apresentados aos portugueses como uns privilegiados.

Finalmente, a avaliação da qualidade dos serviços prestados pela ADSE (como medíocre) não será um pouco precipitada para quem tem responsabilidades profissionais (e políticas) de ser mais rigoroso?

10:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home