sábado, dezembro 1

VIH/sida, programa em risco ?

 O Bloco de Esquerda entregou num requerimento para a audição do director do programa para a infecção VIH/sida, António Diniz. Em causa estão as recentes notícias que avançam a existência de rupturas no fornecimento de preservativos, bem como a eventual interrupção do programa de troca de seringas.
Há dias, o Fórum Nacional da Sociedade Civil avançou que o stock de preservativos femininos e masculinos se encontra em ruptura iminente, tendo havido, inclusivamente, respostas negativas quanto a pedidos de fornecimento por parte de membros deste fórum.
Em risco está também o programa de troca de seringas nas farmácias, ao abrigo de um protocolo assinado entre a ANF e o Ministério da Saúde e que terminava no dia 27 de Novembro. Apesar da difícil monitorização do programa, é sabido que permite a troca de pelo menos dois milhões de seringas por ano.
Ontem, porém, António Diniz deu garantias de que este programa teria continuidade e que até podia ser reforçado, avançando que "já, estão ma ser feitas várias reuniões com o Ministério da Saúde".
Recentemente, o mesmo responsável admitiu que a crise social pode condicionar a evolução da infecção  " as condições sociais e a escassez de recursos financeiros podem levar a que a infecção sofra agravamento", acrescentando que "na Grécia há relatos de que a taxa de infecção dos utilizadores de droga disparou".
Razões que levam o BE, num requerimento assinado por João Semedo, a pedir uma audição para discutir a situação do Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA, dos seus programas, financiamento e planificação da actividade.
DN 30.11.12 link

Infeção VIH/SIDA: a situação em Portugal a 31 de d ezembro de 2011link

Etiquetas: