sexta-feira, dezembro 14

País do Passos, Relvas & compª

Enquanto o ministro da saúde nos vai entretendo com a treta da discriminação positiva, o cerco aperta-se sobre a saúde e os hospitais.
1   1. Vários hospitais em risco de falência técnica  link
Haverá 21 hospitais em falência técnica. Esta situação terá provocado a suspensão de tratamentos a doentes crónicos. São João e o IPO do Porto ultrapassaram largamente a meta dos serviços contratualizados com o Estado estando a trabalhar sem garantia de financiamento do "excesso de produção". O Centro Hospitalar do Porto terá cancelado, devido a estas dificuldades, a medicação a doentes dos pezinhos e as cirurgias às cataratas.
2      2. A contratualização dos hospitais em curso (2013) sofreu um corte de 120 milhões (2,8%) em relação ao financiamento do ano anterior. Mais produção, menos dinheiro. O resultado só poderá ser a explosão do sistema. Face a este quadro e aos demais cortes anunciados para 2013, a lengalenga do senhor ministro: "A Saúde é uma área de discriminação positiva", soa a provocação.
Despacho n.º 2445/2012 link   Metodologia para definição de preços e fixação de objetivos  link
3   3. A "Plataforma para o Crescimento Sustentável" propõe a substituição do principio da solidariedade pelo do utilizador pagador em relação aos serviços sociais, como a educação e a saúde (co-pagamentos), em contrapartida do desagravamento fiscal. link
Isto está a tornar-se rapidamente no país do Passos & Relvas e da caridadezinha da sr.ª jonet .

Etiquetas: ,