quarta-feira, novembro 28

ACeS, caminho aberto ao clientelismo

Sem qualquer audição (e muito menos negociação) prévia com os Sindicatos Médicos nem com a Ordem dos Médicos, em 4 de Outubro (andava até o MS em rondas negociais com os Sindicatos Médicos) o Governo aprova um Decreto Lei que altera o DL 28/2008, diploma este que regulamenta os agrupamentos de centros de saúde (ACeS).
As alterações mais notórias têm a ver com o Conselho Clínico, órgão que supervisiona os aspectos técnicos da prestação assistencial. Este passa a ser pomposamente designado por Conselho Clínico e de Saúde.
E o seu presidente, ao arrepio da essência da Carreira Médica e das orientações da Ordem dos Médicos, deixa de ter que ter o grau de Consultor (podendo em situação excepcional, devidamente fundamentada, estar apenas habilitado com o grau de Especialista), deixa de ter que ter experiência efectiva na especialidade de MGF e pode passar a ser exterior ao ACeS.
O DL 253/2012 pretende também ser uma resposta às nomeações escandalosas para Directores Executivos ocorridas na ARS Norte, através do manto diáfano de uma tal CReSAP ou Comissão de Recrutamento e Selecção para a Administração Pública...
Tremenda sensação de déjà vu...
Simédico 27.11.12

Faz sentido com a intenção deste governo em privatizar os CSP.

Etiquetas: