sexta-feira, novembro 30

Proibido fumar

Nos Hospitais
«Nas instalações do Hospital é proibido fumar. Se é fumador e está interessado em reduzir ou terminar com o hábito de fumar, aproveite o seu internamento e peça um conselho ao seu médico assistente. Ele poderá, eventualmente, orientá-lo pela melhor abordagem para deixar de fumar, de acordo com o seu grau de dependência.» (SAMS)
«Deveres dos visitantes:  … Não fumar. Num hospital não se deve fumar. Por favor, cumpra as regras básicas de saúde.»  (Hospital da Luz) link
«Com o objectivo de melhorar a qualidade do ar ambiente, contribuindo para uma melhor saúde dos utentes e profissionais, bem como para dar cumprimento aos normativos legais vigentes,  é proibido fumar nas instalações do HNSR.   Mais se informa que o não cumprimento desta determinação, significa a aplicação de sanções disciplinares e legais previstas a todos os profissionais e colaboradores do HNSR, visitantes e utentes.» (Hospital do  Barreiro)
«A entrega do «Nível de Prata» aos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), decorreu na última sexta-feira, no âmbito do projecto «HUC sem Tabaco», um projecto de luta contra o tabagismo.» (HUC)
«A direcção do Hospital Amadora/Sintra aderiu à Rede Europeia dos Serviços de Saúde Sem Tabaco (RESSST) a partir de 2004, adoptando  a proibição de fumar dentro das suas instalações, tornando-se na primeira unidade hospitalar do país com a designação Hospital sem Tabaco. A designação de Hospital sem Tabaco é atribuída por um organismo europeu e sujeita a constantes fiscalizações para verificar se as normas anti-tabágicas são cumpridas, admitindo a possibilidade de sanções a quem as violar,»
……
Apesar do esforço notável de algumas administrações e profissionais de saúde, nos nossos hospitais, com melhor ou pior organização,  toda a gente fuma. Profissionais, doentes (internados e das consultas), acompanhantes, visitantes, trabalhadores externos.  No átrio e imediações das portarias. À socapa  nas cafetarias, elevadores, corredores, escadas de serviço e portarias secundárias.
Acontece que no meu hospital, como é proibido fumar, não existem cinzeiros nas instalações.  Facto que não preocupa os fumadores que  preferem deitar as beatas para o chão.
O  desinteresse dos não fumadores e  das entidades responsáveis em combater o comportamento dos consumidores de tabaco explica a partilha degradante de todos os dias do átrio de um hospital novo e moderno transformado num mar de beatas.

- Steps to implement a smoke-free environment.link
- Implementing inpatient and outpatient program  link
- Keeping Your Hospital Property Smoke-Free: Successful Strategies for Effective Policy  Enforcement and Maintenance link

Clara

Etiquetas:

1 Comments:

Blogger e-pá! said...

Esta questão continua a levantar os recorrentes (e velhos) problemas sobre a aplicação na prática das normas anti-tabágicas.
Estando absolutamente de acordo que seja interdito fumar, em qualquer unidade de saúde, a questão continua a ser:
- Continuando a existirem 'fumadores' (o Governo sabe disso através das receitas fiscais que arrecada) porque razão não se disponibiliza nessas instalações - aos profissionais e aos utentes - um espaço limitado e reservado para esse fim?
- Por capricho? Por castigo?
Ou ambos!

7:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home