segunda-feira, maio 30

Mau exemplo

Ministro aponta CHUC como exemplo negativo em cheques de cirurgia.

Adalberto Campos Fernandes, ouvido ontem na Comissão Parlamentar de Saúde sobre a política do sector, não se mostrou contra o recurso ao sector convencionado, que «é bom e gera emprego», mas criticou a relação de dependência deste em relação ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). 
Sem especificar se vai avançar com cortes neste sector, o ministro disse ver com bons olhos uma redução de 15 a 20 por cento anuais desta despesa (o que representaria uma poupança de 150 milhões de euros a 200 milhões de euros por ano), a qual, segundo referiu, «não comprometia em nada o crescimento do sector».
Ainda sobre o recurso aos privados, Adalberto Campos Fernandes criticou a dependência destes em relação ao Estado e apontou o exemplo de Coimbra, onde existe um centro hospitalar universitário. 
(CHUC) que é a unidade do SNS que emite mais cheques de cirurgia (para operações no privado, por alegada falta de resposta no público). «Isto é mau uso do dinheiro público e uma afronta aos contribuintes», declarou.
Diário de Coimbra 26-05-2016
CHUCados com a notícia!!
Será que está a ser cumprida a legislação que determina que os doentes transferidos do Público não podem ser operados por equipes que integrem profissionais do hospital de origem?
Terá sido optimizado o recurso à “prata da casa” esgotando a capacidade de contratualização interna?
Mutatis mutandi, o mesmo se passa em meios complementares de diagnóstico onde a despesa do SNS com privados é superior a mil milhões de euros/ano. E se, imaginemos, metade desse valor fosse utilizado para pagar mais qualquer coisinha aos profissionais e renovar os equipamentos do SNS, aprofundando a contratualização interna?
Será que os hospitais EPE de empresarial só têm mesmo a letra “E” no final da sigla?
A talhe de foice, para quando discutir a sério a separação de sectores em Saúde? 

Tavisto

Etiquetas: ,