segunda-feira, julho 9

SNS, ameaça ruir

O ministro da Saúde garantiu ontem que o plano em curso de contratação de profissionais de saúde vai garantir o funcionamento dos serviços que serão abrangidos pela aplicação das 35 horas semanais a partir de domingo
Jornal Público, 30.06.2018

Apesar da garantia de Adalberto Campos Fernandes, os hospitais estão e vão continuar a estar em grande dificuldade com a passagem dos profissionais em CIT (não médicos), ao regime de 35 horas. Ainda na véspera desta notícia me cruzei com um diretor de serviço atarefado, procurando libertar 20% das camas por não ter enfermeiros em número suficiente para garantir cuidados aos doentes. Foram as ordens recebidas do conselho de administração face à redução de horários daqueles profissionais. Em tom de desabafo dizia, nuns dias pedem-nos que aumentemos a produção adicional para reduzir a lista de espera, no outro mandam-nos fechar camas ….
Por incompetência do ministério da saúde, das administrações e do clima de permanente instabilidade laboral, o SNS ameaça mesmo ruir. Face ao descalabro, há quem esfregue as mãos de contente e há mesmo os sacristas que tudo tendo feito para o desacreditar pedem hoje responsabilidades pela situação a que chegou.
Tavisto

Etiquetas: